Transgêneros na moda: design corporal e visibilidade “trans” na comunicação de moda

Autores/as

  • Hélcio José Prado Fabri

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i17.9

Palabras clave:

design, corpo, moda, transgêneros.

Resumen

O corpo humano tornou-se objeto do design e sua manipulação é possível por meio de procedimentos que permitem a modificação das formas, entre eles as cirurgias de transgenitalização, para a mudança da anatomia natural e a redesignação do gênero determinado no nascimento. Por meio do design corporal e das representações nas mídias de moda, abre-se um espaço para a visibilidade dos representantes da cultura “trans”, ainda marginalizados em nossa sociedade. Tal discussão é o problema central deste trabalho, que pretende identificar algumas representações de modelos transgêneros nas mídias de moda e relacioná-las com alguns pressupostos básicos da democracia, entre eles o princípio da igualdade, da autonomia dos cidadãos e da aceitação.

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Publicado

2015-10-27

Cómo citar

FABRI, H. J. P. Transgêneros na moda: design corporal e visibilidade “trans” na comunicação de moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 45–54, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.9. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/9. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos