(In)vestindo camisas de futebol: moda esportiva e agência na produção das emoções torcedoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i27.981

Palabras clave:

Moda esportiva. Corporalidade. Torcedores. Agência. Antropologia das práticas esportivas.

Resumen

Camisas de futebol apontam para um duplo vínculo de uma experiência emocional, que tensiona a relação entre o indivíduo e o coletivo. A moda esportiva com seus ciclos, marcas e indumentárias aparece não somente como dispositivo estético e protético assentado nos valores do consumismo, mas também pode ser concebida como instância agentiva na fabricação da pessoa do torcedor. Este artigo procura articular moda e futebol de uma perspectiva antropológica, que trata corpo e suas projeções (corporalidades) como fundamentos simbólicos de comunicação e produção de relações, no caso, relações entre a cultura material expressa pela moda e o multiverso da sociabilidade torcedora a partir de uma modalidade esportiva, o futebol.

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

TOLEDO, L. H. de. (In)vestindo camisas de futebol: moda esportiva e agência na produção das emoções torcedoras. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 31–46, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i27.981. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/981. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê