Histórico da Revista
Lançada em fevereiro de 2007, a dObra[s] é o periódico científico dedicado à moda há mais tempo em circulação no Brasil. Idealizada pelas Professoras Dra. Kathia Castilho e a Dra. Tula Fyskatoris, a revista foi criada com o objetivo de divulgar pesquisas originais e recentes sobre a moda e suas inter-relações multidisciplinares, com especial atenção às dimensões culturais, históricas e sociais. Supria uma lacuna que vinha sendo constituída há duas décadas, período no qual as primeiras graduações em moda foram criadas no país e professories e pesquisadories passaram a se dedicar com mais afinco à moda como tema em pesquisas acadêmicas.
O periódico significava tanto um espaço para discussão e circulação de pesquisas, quanto um gesto na construção da moda como campo de estudos no país. Estes sentidos estão marcados no nome dObra[s], que remete ao verbo “dobrar”, multiplicar, ampliar, tornar maior, mais completo, mais intenso.
A revista foi bem recebida por professories, pesquisadories e alunes, e também por instituições. Em 2008, recebeu o primeiro lugar na categoria Trabalhos Escritos no 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Entre as características apontadas pelo júri para a premiação da dObra[s] destacam-se: “originalidade pela forma de abordar a moda, contribuição para o estudo e debate do tema na sua inserção cultural ampla e a inter-relação com os demais campos de estudos culturais para pesquisadores e profissionais”.
Inicialmente, a dObra[s] foi definida como “uma revista de moda, mas não só, acadêmica, mas nem tanto”. Entre 2014 e 2015, novos arranjos redesenharam os propósitos e o trabalho da revista: a Professora Dra. Maria Claudia Bonadio assumiu o cargo de editora-chefe e o perfil editorial da dObra[s] foi cada vez mais sendo alinhado às premissas das publicações científicas. Isto envolve, por exemplo, cumprir uma periodicidade, que é quadrimestral, receber por meio de fluxo contínuo e chamadas abertas as submissões de artigos, entrevistas, resenhas e traduções, em português, inglês e espanhol, realizar avaliações duplo-cegas por pares dos textos recebidos, além de redefinir o Conselho Editorial, as práticas de produção do periódico e o Conselho Científico, que passou a ser internacional.
Outra mudança significativa, foi a passagem da revista do papel para o digital. Até então, a dObra[s] era uma revista impressa e comercializada, existindo exclusivamente de modo físico, o que restringia a sua circulação. Em 2014 a revista passou a ser mantida pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – ABEPEM, o que permitiu torná-la totalmente digital e de acesso gratuito, ampliando sua circulação e acesso. Esta ação incluiu a digitalização e a disponibilização on-line de todas as edições anteriores, que foram alojadas no sistema livre de gerenciamento de periódicos acadêmicos OJS (Open Journal Systems). No endereço https://dobras.emnuvens.com.br/dobras podem ser encontrados todos os números da dObra[s] completos e disponíveis inteiramente on-line: são mais de 600 textos, escritos por cerca de 480 autores, provenientes de mais de 15 países.
Tornar a dObra[s] um periódico em meio digital permitiu ampliar recursos de identificação e indexação, o que possibilitou ampliar a sua presença nas ferramentas de busca. Por exemplo, todos os textos da revista passaram a receber o D.O.I. (Digital Object Identifier), inclusive os textos publicados desde 2007. Além disso, foi possível passar a inserir a identificação ORCID (Open Researcher and Contributor ID) des autories. Desse modo, todos os artigos e autories/co-autories passaram a ter códigos individuais utilizados em indexadores internacionais, o que auxilia na sua identificação precisa.
Essas ações, empreendidas desde 2015, integram os princípios éticos e de boas práticas para periódicos científicos recomendados pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e pelo Commitee on Publication Ethics (Cope), e permitem que o periódico passe a ser indexado, ou seja, que conste nos principais indexadores internacionais, como o Web of Science e o Latindex. Em decorrência deste trabalho, a dObra[s] também passou a atender de maneira mais direta aos requisitos de avaliação da CAPES/Ministério da Educação sendo que, atualmente, o Qualis da dObra[s] é A3 para todas as áreas
Os dossiês, realizados desde 2016, têm sido um importante meio para explorar uma variedade de temas, estabelecer diálogos entre autories, além de se mostrar uma experiência profícua nas parcerias com as organizadoras proponentes.
A visualidade é outro ponto forte da revista dObra[s] que teve, desde o início, uma identidade visual definida e, ao longo do tempo, aprimorada. Por exemplo, ao migrar para o formato digital, tornou-se viável ampliar o uso de cores, recursos do Design Gráfico e imagens, utilizando-as para além da capa, nas aberturas de seções e inícios de textos. As fotografias e ilustrações utilizadas no periódico são cedidas gratuitamente por artistes convidades. As imagens utilizadas na dObra[s] foram gradualmente conquistando notoriedade, e a partir de 2019 ganharam um espaço exclusivo de exposição na revista, a seção Galeria, onde o trabalho de cada artiste pode ser visto em seu conjunto.
Com a finalidade de ampliar a visibilidade dos textos publicados e incentivar o acesso à revista e seus arquivos, em 2021 foi criado o perfil @dobrasrevista no Instagram. Ali são divulgados fragmentos de artigos, resenhas, entrevistas e traduções do número atual e anteriores, além de chamadas para dossiês, informações sobre as submissões em fluxo contínuo, respostas para dúvidas frequentes e anúncios de lançamento de novas edições.