Olly Reinheimer: a invenção de uma moda brasileira através da dialética entre natureza e cultura

Auteurs

  • Patrícia Reinheimer

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i18.104

Mots-clés :

arte, moda, Ipanema.

Résumé

Diversas mudanças na segunda metade do século XX influenciaram a transformação de valores e contribuíram para a reinvenção de identidades e estilos de vida e o surgimento de novas classificações sociais. No Brasil, a indumentária representada aqui pelo trabalho da artista Olly Reinheimer foi essencial nesse processo. Jovens e mulheres apareceram principalmente a partir da década de 1960 como categorias relevantes em termos de consumo e mercado de trabalho. Ipanema e Copacabana foram transformadas em metonímias da modernidade cultural cantada pela Bossa Nova, com o apoio das instituições de arte moderna que surgiam no Brasil. Os discursos sobre as roupas de Olly e também sobre decoração e o desenho gráfico mostraram como a forma de se relacionar com o espaço – em suas diversas acepções – parecia ser um dos eixos dessa transformação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Anderson, Benedict. Imagined Communities. Reflections on the Origin and Spread of Nacionalism. London-New York: Verso, 1983.

Becker, H.S. Art Worlds. Los Angeles: University of California Press, 1982.

Bourdieu, Pierre Delsaut, Yvette. O costureiro e sua grife. Contribuição para uma teoria da magia. In: A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004

Castro, Ruy. Ela é carioca: uma enciclopédia de Ipanema. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Chauí, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

Gell, Alfred. Art and Agency: an Anthropological Theory. Oxford: Oxford University Press,1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198280132.001.0001

Heinich, Nathalie. Le triple jeu de l’art contemporain. Paris: Les Éditions de Minuit, 1993.

Hobsbawm , Eric. Era dos extremos: o breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Macdonald, Sharon. Words in Stone: Agency and Identity in Nazi Landscape. Journal of Material Culture, V. 11(1/2), p. 105-126, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1359183506063015

Mauss, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: Sociologia e antropologia. São Paulo : Cosac e Naify, 2003 [1922].

Maziero, Dalton Delfini. A arte pré-colombiana nas bienais de São Paulo:

um referencial para nossa identidade cultural (19512003). Disponível em: http://www.arqueologiamericana.com.br/artigos/artigo_07.htm. Acesso em: 27 fev. 2015.

Miller, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

Reinheimer, Patrícia. Identidade nacional como estratégia política. Mana, vol.13, n.1. Rio de Janeiro. Abril, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93132007000100006

Zolberg, Vera. Incerteza estética como novo cânone: os obstáculos e as oportunidades para a teoria da arte. Dossiê artes e humanidades. Ciências Humanas e Sociais em Revista. Seropédica, vol. 31, janeiro/junho, 2009.

Téléchargements

Publiée

2015-12-31

Comment citer

REINHEIMER, P. Olly Reinheimer: a invenção de uma moda brasileira através da dialética entre natureza e cultura. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 62–76, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i18.104. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/104. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos