Imanência e devir-animal na obra de Alexander McQueen

Autori

  • Fábio Parode
  • Ione Bentz
  • Maximiliano Zapata

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i17.12

Parole chiave:

moda, Alexander McQueen, cultura, devir, sustentabilidade.

Abstract

Este ensaio busca compreender aspectos da lógica de construção do sentido na obra do designer de moda inglês Alexander McQueen. Para enfrentar tal problema, aproximamos o campo da moda com o da filosofia e articulamos noções de estética, imanência, semiótica e design. Considerando que McQueen questionou o processo de desenvolvimento sustentável do planeta, abordaremos de forma especulativa conceitos e valores simbólicos presentes em sua obra para enfocar a temática da deriva cultural e da mutação da espécie humana. No escopo deste ensaio, organizado em quatro seções temáticas – a imanência e o devir; o trágico e a deriva; o híbrido e o louco; a sustentabilidade e a crise – questionaremos sobre a matéria semiótica de McQueen quanto à sustentabilidade, buscando conteúdos imanentes ao discurso do designer.

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Riferimenti bibliografici

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artigo ] FÁBIO PARODE | IONE BENTZ | MAXIMILIANO ZAPATA

Pubblicato

2015-10-27

Come citare

PARODE, F.; BENTZ, I.; ZAPATA, M. Imanência e devir-animal na obra de Alexander McQueen. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 73–80, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.12. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/12. Acesso em: 22 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos