Influências dos tecidos e das estamparias africanas na identidade e na cultura afro-brasileiras

Autori

  • Julia Vidal Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Dyego de Oliveira Arruda Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1236

Parole chiave:

Tecidos, Moda, Estamparia, Identidade Afro-Brasileira, Cultura

Abstract

Este artigo se propõe a apresentar os tecidos e as estamparias africanas como veículos de identidades híbridas, que constroem uma trama de saberes ao longo de suas articulações econômicas, culturais e sociais. Por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas, pretendemos compreender o papel social dos tecidos Wax, Adinkra e Ofi/Pano da Costa como patrimônios culturais que preservam e transmitem aspectos da história e da filosofia, além de valores e normas socioculturais, dos povos da África. Esses tecidos ganham importância ao se apresentarem como telas de representação do jogo de identidades africanas e renovações identitárias afro-brasileiras. Para o fortalecimento da memória e conscientização das contribuições africanas no Brasil, propomos o estudo dos tecidos africanos, de suas narrativas em estamparias e dos seus usos cotidianos como ferramentas de autoinscrição e de difusão do legado de resistência dos povos africanos em diáspora pelo mundo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Julia Vidal, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais. É designer de moda e professora do Instituto Europeu de Design (IED), no Rio de Janeiro.

Dyego de Oliveira Arruda, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração de Organizações. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no Rio de Janeiro, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição

Riferimenti bibliografici

ADLER, Peter; BARNARD, Nicholas. African majesty: the textile art of the Ashanti and Ewe. London: Thames and Hudson, 1992.

BANDEIRA, Pedro Correa; LAGO, Julio. Debret e o Brasil: obra completa. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 6. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETTO, Luiz. Uma opção democrática para ascensão profissional. 2014. Disponível em: http://www.institutoiab.org.br/bancodeconhecimento/desenvolvimento-e empreendedorismoafro-brasileiro/. Acesso em: 27 nov. 2017.

BRUGGEMAN, Danielle. Vlisco: made in Holland, adorned in West Africa (re)appropriated as Dutch design. Fashion, Style & Popular Culture, v. 4, n. 2, 2017, p. 197-214. Disponível em: https://doi.org/10.1386/fspc.4.2.197_1. Acesso em: 15 dez. 2019.

CARISE, Iracy. A arte negra na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1974.

DU BOIS, William Edward Burghardt. The souls of black folk. New York: Dover Publications, 1994.

EICHER, Joanne Bubolz. Nigerian handcrafts textile. Ilê-Ifé: University of Ifé Press, 1976.

EIRAS, Natália. Moda afro: no centro de SP ou na internet, a negritude ganha força fashion. Ceert. 2015. Disponível em: https://www.ceert.org.br/noticias/historia-culturaarte/8801/moda-afro-no-centro-de-sp-ou-na-internet-a-negritude-ganha forca-fashion> Acesso em: 20 nov. 2015.

FERREIRA, Larissa. Corpos moventes em diáspora: dança, identidade e reexistências. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 11, n. 27,2019, p. 50-63.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 1993.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 13. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2006.

LEENHARDT, Jacques; TITAN JR., Samuel (orgs.). Seydou Keïta. São Paulo: IMS, 2018.

LODY, Raul. Moda e história: as indumentárias das mulheres de fé. São Paulo: Editora Senac, 2015.

LOPES, Goya; FALCÓN, Gustavo. Imagens da diáspora. Salvador: Solisluna Editora, 2010.

MAURÍCIO, Jorge da Silva. O Pano da Costa. In: BAHIA – Governo do Estado (org.). Pano da Costa: Cadernos do IPAC, 1. Salvador: IPAC, 2009, p. 12-16. MBEMBE, Achille. As formas africanas de autoinscrição. Estudos Afro-Asiáticos, v. 23, n. 1, 2001, p. 171-209. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-546X2001000100007. Acesso em: 10 dez. 2019.

NASCIMENTO, Elisa Larkin; GÁ, Luiz Carlos (orgs). Adinkra: sabedoria em símbolos africanos. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2009.

PICTON, John; MACK, John. African textiles. 2. ed. London: British Museum, 1989. RODRIGUES JR., Luiz Rufino. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, v. 10, n. 1,2018, p. 71-88. Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31504. Acesso em:10 nov. 2019.

RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem pitoresca através do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1998.

SANSONE, Livio. Os objetos da identidade negra: consumo, mercantilização, globalização e a criação de culturas negras no Brasil. Revista Mana, v. 6, n. 1, 2000, p. 87-119. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132000000100004. Acesso em: 10 dez. 2019.

SILVA, Rosyane Maria da. Iquiya: sobre significados e simbologias de uso de turbantes por mulheres negras. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 10, Ed. Esp., 2018, p. 124-148.

VIDAL, Julia. O africano que existe em nós, brasileiros: design e moda afro- brasileiros. Rio de Janeiro: Babilonia Cultura Editorial; Fundação Biblioteca Nacional, 2014.

WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. São Paulo: Ed. Pólen, 2019.

Pubblicato

2020-12-01

Come citare

VIDAL, J.; ARRUDA, D. de O. Influências dos tecidos e das estamparias africanas na identidade e na cultura afro-brasileiras. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 91–114, 2020. DOI: 10.26563/dobras.i30.1236. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1236. Acesso em: 2 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê