Transição para sustentabilidade na moda autoral: um olhar a partir da economia circular

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i41.1672

Parole chiave:

Moda autoral, Economia circular, Transição sociotécnica, Análise Multinível

Abstract

Este artigo analisa o fenômeno da transição para sustentabilidade em negócios de moda autoral na cidade de Curitiba-PR. O estudo multicaso é qualitativo exploratório e descritivo a partir de duas abordagens teóricas complementares: da economia circular e da transição sociotécnica para sustentabilidade, com base na perspectiva multinível (MLP). Os resultados indicaram que todas as marcas estudadas apresentam iniciativas relevantes da economia circular em seus processos, tais como: fornecedores qualificados, reutilização de resíduos e uso de materiais descartados, produção com processos artesanais e conscientização dos consumidores. Analisaram-se ainda os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento e crescimento das marcas autorais. Os resultados mostraram que as empresas de moda autoral em Curitiba contribuem para a modificação do regime atual, buscando a viabilidade de mudanças do ponto de vista financeiro, de negócios, produtos e inovação em direção ao meio ambiente e a sustentabilidade ao mesmo tempo em que contribuem para a transição para a sustentabilidade no horizonte de longo prazo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Lívia Antonelli e Silva, Universidade Positivo

Mestre em Administração pela Universidade Positivo. Consultora em desenvolvimento profissional e gerencial.

Danielle Denes-Santos, Universidade Positivo

Doutora em Administração pela Universidade Positivo, com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management) na Holanda. Estágio pósdoutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology) em Israel. Professora Titular da Escola de Negócios na Universidade Positivo.

Priscila da Paz Vieira, Universidade Positivo

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Coordenadora de ESG no Grupo Olfar.

Riferimenti bibliografici

AGÊNCIA CURITIBA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Ag.cwb Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, 2019. Página inicial. Disponível em: <http://www.agencia.curitiba.pr.gov.br/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

ALTENBURG, T., PEGELS, A. Sustainability-oriented innovation systems – managing the green transformation. Innovation and Development, 2 (1), 5-22, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/2157930X.2012.664037

AMARAL, M. C.; ZONATTI, W. F., SILVA, K. L., JUNIOR, K., NETO, J. A.; RAMOS, J. B. Reciclagem industrial e reuso têxtil no Brasil: estudo de caso e considerações referentes à economia circular. Gestão & Produção, 25 (3), p. 431-443, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x3305

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT). Relatório de atividades ABIT 2015. Disponível em: <https://silo.tips/download/relatorio-de-atividades-abit-2015>. Acesso em: 20 abr. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

CARSTENS, D. D. S.; CUNHA, S. K. Challenges and challenges and opportunities for the growth of solar photovoltaic energy in Brazil. Energy Policy, 125, p. 396-404, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enpol.2018.10.063

FASHION REVOLUTION. Ainda há escravos por trás das roupas. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashion-revolution/ainda-ha-escravos-por-tras-das-roupas/>. Acesso em: 10 jul. 2019.

CASOTTI, L. G.; TORRES, V. M. (2011). Moda sustentável e consumidores Osklen. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, p. 1-9, 2011. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/expocom/EX24-0622-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2019.

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED). Ministério do Trabalho, 2023. Informações do Programa de disseminação das estatísticas do trabalho. Disponível em: <http://pdet.mte.gov.br/novo-caged>. Acesso em: 20 mai. 2023.

CORREA, M. E. Con sello propio: singularidad e innovación en casos de emprendimientos autogestionados de diseño de indumentaria en la ciudad de Buenos Aires. Trabajo y sociedad: sociología del trabajo, estudios culturales, narrativas sociológicas y literárias, 26, p. 23-33, 2016.

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. New textiles economy: redesigning fashion’s future. 2018. Disponível em: <https://ellenmacarthurfoundation.org/a-new-textiles-economy>. Acesso em: 21 abr. 2019.

ELZEN, B.; GEELS, F. W.; GREEN, K. System innovation and the transition to sustainability: theory, evidence and policy. Estados Unidos: Edward Elgar Publishing Lda, 2004. DOI: https://doi.org/10.4337/9781845423421

FLETCHER, K. Slow fashion: an invitation for systems change. Fashion Practice, 2 (2), p. 259–266, 2010. DOI: https://doi.org/10.2752/175693810X12774625387594

FLETCHER, K.; GROSE, L. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011.

GARCIA, C.; MIRANDA, A. P. Moda é comunicação. 2 ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001.

GEELS, F. W. Technological transitions as evolutionary reconfiguration processes: a multi-level perspective and a case-study. Research Policy, 31 (8-9), p. 1257–1274, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00062-8

GEELS, F. W. Co-evolution of technology and society: the transition in water supply and personal hygiene in the Netherlands (1850–1930) - a case study in multi-level perspective. Technology in Society, 27 (3), p. 363–397, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2005.04.008

GEELS, F. W. The multi-level perspective on sustainability transitions: responses to seven criticisms. Environmental Innovation and Societal Transitions, 1, p. 24-40, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eist.2011.02.002

GEELS, F. W.; SCHOT, J. Typology of sociotechnical transition pathways. Research Policy, 36 (3), p. 399–417, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2007.01.003

GHISELLINI, P.; CIALANI, C.; ULGIATI, S. A review on circular economy: The expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, 114 (7), p. 11-32, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.09.007

GODOI, C. K.; DE-MELLO, R. B.; DA-SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

GRIN, J.; ROTMANS, J.; SCHOT, J. Transition to sustainable development: new directions in the study of long term transformative change. Nova Iorque: Routledege, 2010. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203856598

HÖLSGENS, R.; LÜBKE, S.; HASSELKUß, M. The MLP applied to social innovation? In: IST2016 CONFERENCE, 2016, Chania (Grécia).

ISLAM, M. A.; ABBOTT, P.; HAQUE, S.; GOOCH, F. Impact of global clothing relailers’ unfair practices on Bangladeshi suppliers during COVID-19. University of Aberdeen, Transform Trade, 2023. Disponível em: < https://www.abdn.ac.uk/news/documents/Impact_of_Global_Clothing_Retailers_Unfair_Practices_on_Bangladeshi_Suppliers_During_COVID-19.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.57064/2164/19814

JUNIOR, F. Maior marca plus size do Brasil perde na Justiça mas não paga trabalhadores escravizados. Repórter Brasil, 18 de jan. de 2022. Disponível em: < https://reporterbrasil.org.br/2022/01/maior-marca-plus-size-do-brasil-perde-na-justica-mas-nao-paga-trabalhadores-escravizados/>. Acesso em 15 de mai. 2023.

JURGILEVICH, A.; BIRGE, T.; KENTALA-LEHTONEN, J.; KORHONEN-KURKI, K.; PIETIKAINEN, J.; SAIKKU, L.; SCHOSLER, H. Transition towards Circular Economy in the Food System. Sustainability, 8 69, 2016. DOI: https://doi.org/10.3390/su8010069

KEMP, R.; ROTMANS, J. The management of the co-evolution of technical, environmental and social systems. In WEBER M.; HEMMELSKAMP J. (Ed.). Towards Environmental Innovation Systems. Heidelberg: Springer Berlim, 2010.

LOORBACH, D. A. Transition management: new mode of governance for sustainable development. Chicago: International Books, 2007.

MARRÉ, S. El asociativismo en las empresas de diseño de indumentaria de autor en Argentina. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, 48, p. 59-69, 2014.

MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle – remaking the way we make things. Nova Iorque: North Point Press, 2002.

MENEZES, V. D. O.; MAÇANEIRO, M. B.; CUNHA, S. K. Observatório da ecoinovação aspectos teóricos e casos ilustrativos. Curitiba: Editora CRV, 2017.

MON, L. Industrias creativas de diseño de indumentaria de autor: diagnóstico y desafíos a 10 años del surgimiento del fenómeno en argentina. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, 42, p. 19-34, 2012.

ORMAZABAL, M.; SANDOVAL, V. P.; JACA, C. Towards a consensus on the circular economy. Journal of Cleaner Production, 179, p. 605-615, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.12.224

PREFEITURA DE CURITIBA. Prefeitura inaugura o primeiro Fab Lab público da cidade. Disponível em: <https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeiturainaugura-o-primeiro-fab-lab-publico-da-cidade/49749>. Acesso em: 10 nov. 2019.

RÆBILD, U.; BANG, A. Rethinking the fashion collection as a design strategic tool in a circular economy. The Design Journal, 20 (1), p. 589-599, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/14606925.2017.1353007

RITZÉN, S.; SANDSTRÖM, G. Barriers to the circular economy – integration of perspectives and domains. Circular Perspectives on Product/Service-Systems, 64, p. 7-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2017.03.005

SAFFI, B. Brasília escala humana: upcycling com tecido descartado para a marca Pau Brasília. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, p.129. 2015. Disponível em: < https://bdm.unb.br/handle/10483/10969>. Acesso em: 11 jul. 2019.

SEBRAE (2019). Fashion Branding Sebrae. Disponível em: <https://www.sebraepr.com.br/fashion-branding/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

SOBREIRA, M. A. S. O estudo de têxteis no Brasil: uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scielo. dObras: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisa em Moda, vol. 12, n. 25, p. 213-229, 2019. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6974849>. Acesso em 15 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.862

SPOSATO, P.; PREKA, R.; CAPPELLARO, F.; CUTAIA, L. Sharing Economy And Circular Economy: How Technology And Collaborative Consumption Innovations Boost Closing The Loop Strategies. Environmental Engineering and Management Journal, 16 (8), p. 1797-1806, 2017. DOI: https://doi.org/10.30638/eemj.2017.196

TULDER, R.; TILBURG, R.; FRANCKEN, M.; ROSA, A. Managing the transition to a sustainable enterprise: lessons from frontrunner companies. Nova Iorque: Routledge, 2014.

UNIETHOS. Sustentabilidade e competitividade na cadeia da moda. Disponível em: < http://abit-files.abit.org.br/site/links_site/2019/08_agosto/estudo_sustentabilidade_uniethos.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2019.

WEETMAN, C. A circular economy handbook for business and supply chains: repair, remake, redesign, rethink. Estados Unidos: KoganPagen, 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos (2a ed.). Porto Alegre: Bookman, 2001.

Pubblicato

2024-08-01

Come citare

SILVA, L. A. e; DENES-SANTOS, D.; VIEIRA, P. da P. Transição para sustentabilidade na moda autoral: um olhar a partir da economia circular. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 423–448, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i41.1672. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1672. Acesso em: 7 ago. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos