Espaço aberto: celebrity-obsessed artists

Autori

  • Eduardo Motta

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v4i8.224

Abstract

Marcel Duchamp, artista que até hoje confunde os puristas do campo da arte, lançou, em 1921, um perfume falso, o Belle Haleine, com direito a frasco elegante, caixa de embalagem em forma de urna funerária e rótulo com a imagem dele travestido de Rrose Sélavy, personagem feminino que o artista eventualmente incorporava. Em 1996, foi a vez da dupla de estilistas holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoeren, especializados em expandir a ideia do que é ou não moda. A simulação incluiu uma campanha e muito barulho para anunciar um perfume inexistente dentro de um frasco que nem podia ser aberto. Em 2009, o artista italiano Francesco Vezzoli1 lançou o seu Greed (Cobiça). O filme publicitário foi dirigido por Roman Polanski e estrelado pelas atrizes Natalie Portman e Michelle Willians que literalmente se engalfinham em uma disputa corporal pelo perfume. Oitenta e sete anos depois, Vezzoli pretende expor o desvario mass media em torno dos produtos de luxo requentando a ideia original de Duchamp (...)

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Pubblicato

2010-01-24

Come citare

MOTTA, E. Espaço aberto: celebrity-obsessed artists. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 29–31, 2010. DOI: 10.26563/dobras.v4i8.224. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/224. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Colunas