Sobre corpo, subjetividade e revista Vogue: a construção da mulher pela moda

Autori

  • Carla Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v3i5.315

Parole chiave:

moda, subjetividade, corpo.

Abstract

Este artigo reflete sobre a construção do corpo feminino e da subjetividade pelo discurso da moda, tomando como interlocutora a revista Vogue America. Olha-se para as formas que a moda utiliza para organizar o texto corpo e pelas quais torna-se produtora de formas subjetivas, culminando em uma experiência que pode, ao mesmo tempo, ser estética e ainda assim aprisionar a leitora em moldes preestabelecidos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BAR THES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAM IN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

CANCL INI, Nestor Garcia. Dicionário para consumidores descontentes. Folha de S. Paulo. São Paulo, 27 jan. 2002. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2701200205.htm.

Acesso em: 1º dez. 2008.

CRAN E, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: _____. Conversações: 1972- 1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DORFLES, Gillo. Modas e modos. Lisboa: Edições 70, 1990.

GOLD ENBERG, Miriam; RAM OS, Marcelo Silva. O corpo carioca (des)coberto. In: A moda do corpo o corpo da moda. CA STILHO, Kathia. GAL VÃO, Diana. (Orgs.). São Paulo: Esfera, 2002.

GUATTAR I, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: GUIMAR ÃES, César ; LEAL , Bruno ; MEND ONÇA , Carlos. (Org.). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

_____. A dialética das passarelas. Folha de S. Paulo. São Paulo, 05 mai. 2002. Caderno Mais! Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0505200205.htm. Acesso em: 1º dez. 2008.

LA ZZARA TO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LEAL , Bruno Souza. Do corpo como texto: na mídia, na rua. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, Vol. VIII, nº 2 , maio/agosto 2006.

MENDONÇA , Carlos Magno Camargos. E o verbo se fez homem: as iconofagias midiáticas e as estratégias de docilização da sociedade do controle. São Paulo, 2007. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MESQUITA, Cristiane. Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

OLIVEIRA , Ana Claudia Mei Alves de. Por uma semiótica da moda. In: A moda do corpo o corpo da moda. CA STILHO, Kathia; GAL VÃO, Diana. (Orgs.). São Paulo: Esfera, 2002.

VILLAÇA , Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. Barueri, SP: Estação das Letras, 2007.

WILSON, Elisabeth. Enfeitada de sonhos. Lisboa: Edições 70, 1985.

Pubblicato

2009-02-10

Come citare

MENDONÇA, C. Sobre corpo, subjetividade e revista Vogue: a construção da mulher pela moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 100–111, 2009. DOI: 10.26563/dobras.v3i5.315. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/315. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos