A exclusividade é o luxo recifense 1: um estudo sobre o processo de significação dos conceitos de luxo e popular pelos designers da capital pernambucana

Autori

  • Maria Teres Lopes
  • Natália Cristina Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.487

Parole chiave:

Design de Moda, Designers Recifenses, Luxo, Popular, Materialidade.

Abstract

Entender o luxo em determinado tempo e ambiente tornou-se uma tarefa complexa, mas, ainda assim, indispensável à formação de designers, visto que o seu estudo pode revelar não apenas necessidades de mercado e anseios sociais, mas também aspectos dos valores vigentes na cultura visual. Assim, esta pesquisa apresenta como objeto de estudo os designers recifenses e tem como objetivo principal entender como eles significam material e simbolicamente os conceitos de luxo e popular e decantam esse imaginário em artefatos, tomando como parâmetro o entendimento do design de moda como um processo de impregnação de significado sobre os artefatos e também como vetor para a inovação.

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Pubblicato

2016-11-29

Come citare

LOPES, M. T.; BARBOSA, N. C. A exclusividade é o luxo recifense 1: um estudo sobre o processo de significação dos conceitos de luxo e popular pelos designers da capital pernambucana. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 228–243, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i20.487. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/487. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos