As performances de influenciadoras digitais de moda plus size na plataforma digital Instagram

Autores

  • José Carlos Ribeiro
  • Mariana Matos

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1608

Palavras-chave:

Performance, Moda, Influenciadores digitais, Moda plus size, Teoria dramatúrgica

Resumo

Este trabalho visa discutir os elementos que permeiam as performances de influenciadoras de moda plus size na plataforma digital Instagram. Para tal, aplica conceitos da Teoria Dramatúrgica proposta por Erving Goffman, levando em consideração tanto a complexidade da relação entre a moda e os corpos gordos quanto as particularidades que envolvem as interações sociais ocorridas em ambientes digitais. Foi realizada a observação não participante com três dos principais perfis de influenciadoras digitais de moda plus size brasileiras no Instagram: Thais Carla, Letticia Munniz e Ju Romano. A partir do exame dos dados, duas categorias de análise foram propostas: (1) A imagem pública que compõe as performances de influenciadoras digitais de moda plus size no Instagram e (2) As dinâmicas interacionais associadas às performances de influenciadoras digitais de moda plus size com suas seguidoras no Instagram. Concluímos que, por meio das performances exercidas, as influenciadoras transmitem para as suas seguidoras uma imagem de autoaceitação corporal, adotam estratégias que gerenciam suas interações com o intuito de preservar suas imagens públicas pessoais, mantêm a credibilidade e o sentido de representatividade perante as seguidoras e usam a moda como instrumento de ruptura de paradigmas opressores em relação ao corpo gordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Ribeiro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Estágio Sênior no Exterior/Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia e pesquisador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. E-mail: jcsr01@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3642051581801976.

Mariana Matos

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: marimatos_n@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0374748852090122.

Referências

AIRES, A. De gorda a plus size: a moda do tamanho grande. Estação das Letras e Cores Editora, 2019.

BANDEIRA, M. O uso estratégico do Instagram por influenciadores digitais: um estudo de caso de Duda Fernandes. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Biblioteconomia e comunicação. Porto Alegre, 2017.

BARBOSA, C. de O. O corpo gordo na moda: um estudo de caso sobre a influenciadora digital Ju Romano. 2018. Monografia (Graduação em Design e Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2011.

BOYD, D. Social network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Z. (Ed.). A networked self: identity, community, and culture on social network sites, 2010.

BULLINGHAM, L.; VASCONCELOS, A. C. The presentation of self in the online world: Goffman and the study of online identities. Journal of information science, v. 39, n. 1, p. 101-112, 2013.

CASALÓ, L. V.; FLAVIÁN, C.; IBÁÑEZ-SÁNCHEZ, S. Influencers on Instagram: antecedents and consequences of opinion leadership. Journal of business research, v. 117, p. 510-519, 2020.

DREYER, B. M. Relações públicas e influenciadores digitais: abordagens para a gestão do relacionamento na contemporaneidade. Revista Comunicarei, v. 17, p. 56-75, 2017.

FONTANELLA, B. J. B.; MAGDALENO JR, R. Saturação teórica em pesquisas qualitativas: contribuições psicanalíticas. Psicologia em Estudo, Maringá, v.17, n. 1, p.1763-1771, 2012.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. (1959). Petrópolis: Vozes, 2014.

GOFFMAN, E. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. (1967). Tradução: Fábio Rodrigues da Silva. Petrópolis: Vozes, 2011.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade. Tradução: Mathias Lambert, v. 4, 1988.

GROVE, S. J.; FISK, R. P. Impression management in services marketing: A dramaturgical perspective. In: R. A. GIACALONE; P. ROSENFELD (Eds.). Impression management in the organization (pp. 427-438). Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 1989.

HOGAN, B. The presentation of self in the age of social media: distinguishing performances and exhibitions online. Bulletin of Science, Technology & Society, v. 30, n. 6, p. 377-386, 2010.

JÁCOME, A. C. M. L. et al. Influenciadores digitais e os impactos no posicionamento de marcas e decisão de compra: um estudo da percepção das usuárias de Instagram. Temática, v. 16, n. 3, p. 75-88, 2020.

KARHAWI, I. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In: CORRÊA, E. S.; SILVEIRA, S.C. (Orgs.). Tendências em Comunicação Digital. São Paulo: ECA-USP, 2016.

LEE, E. et al. Pictures speak louder than words: motivations for using Instagram. Cyberpsychology, behavior, and social networking, v. 18, n. 9, p. 552-556, 2015.

LI, B. et al. Tell me a story: Exploring elite female athletes’ self-presentation via an analysis of Instagram Stories. Journal of Interactive Advertising, v. 21, n. 2, p. 108-120, 2021.

LIMONGI, R., et al. Do “Off” ao “On” no mercado atacado de moda: o potencial de influenciadores digitais. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 131-158, 2021.

LITT, E. Knock. Knock. Who’s there? The imagined audience. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v.56, n.3, 2012.

LUZ, T. O Processo de influência social entre influenciadoras digitais de moda e suas seguidoras na plataforma de rede social Instagram. 2019. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

MATOS, M. Apresentação de si de adolescentes obesas na plataforma digital Instagram. 2019. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

MARWICK, A. E.; BOYD, D. I tweet honestly, I tweet passionately: Twitter users, context collapse, and the imagined audience. New media & society, v. 13, n. 1, p. 114-133, 2011. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444810365313. Acesso em: 7 jul. 2022.

MENDONÇA, J. R. C.; FACHIN, R. C. O teatro das interações sociais nas organizações: fases do gerenciamento de impressões na perspectiva dramatúrgica. G.O – Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 4, n. 4, p. 298-316, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21600. Acesso em: 10 jul. 2022.

PAPACHARISSI, Z. The presentation of self in virtual life: characteristics of personal home pages. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 79, n. 3, p. 643-660, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/107769900207900307. Acesso em: 10 jul. 2022.

PINTO, N. M. O Corpo Feminino na Mídia: Um Olhar sobre a Revista Boa Forma e as Influenciadoras Digitais do Instagram. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Cachoeira, Bahia.

PINTO, A. C.; ALVES, G. S. Quem fala sobre as mulheres: a representação do corpo gordo feminino no Instagram. Anais do Seminário Comunicação e Territorialidades… v. 1, n. 6, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/poscom/article/view/32558. Acesso em: 10 jul. 2022.

PITTMAN, M.; REICH, B. Social media and loneliness: why an Instagram picture may be worth more than a thousand Twitter words. Computers in Human Behavior, v. 62, p. 155-167, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563216302552. Acesso em: 10 jul. 2022.

RANGEL, N. F. A. O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção designificados. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

RIBEIRO, J.C. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sociocomunicativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma interacional on-line. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

ROBINSON, L. The cyberself: the self-ing project goes online, symbolic interaction in the digital age. New Media & Society, v. 9, n. 1, p. 93-110, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444807072216. Acesso em: 10 jul. 2022.

SCUSSEL, F. B. C.; DELLAGNELO, E. H. L. O peso do discurso: a representação da mulher plus size em campanhas publicitárias de lingerie no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 6, p. 931-945, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark. Acesso em: 10 jul. 2022.

SILVA, L. A. Representações do corpo feminino na moda plus size no Brasil: um olhar multimodal em capas de revistas na versão online. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de Viçosa, MG.

SILVA, A. S.; COSTA, M. da. As aparências (não) enganam: compra de serviços hoteleiros endossados por influenciadores digitais do Instagram. Revista Brasileira de Marketing, v.20, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark. Acesso em: 10 jul. 2022.

SILVA, C. R. M. da; TESSAROLO, F. M. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. Intercom, Anais... XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo-SP, 2016.

SILVEIRA, J. E. L.; TAVARES, M. L. Memes, compartilhamento e violência de gênero: elementos para uma análise da construção e manutenção de fachadas no Facebook. In: O império do digital: teoria, análise e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

SIQUEIRA, R. C. de. Os estereótipos de papéis de gênero feminino nos retratos das influenciadoras digitais no Instagram e a arte de Cindy Sherman. 2019. Dissertação Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo-SP.

SOUZA, B. P. O movimento plus size e o corpo. ModaPalavra, v. 12, n. 26, p. 68-91, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5140/514060947003/. Acesso em: 10 jul. 2022.

SOUZA, J. D. F. de; COUTO, E. S. Musas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no Instagram. Acta Scientiarum Education [online], e52788, v. 42, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3033/303362282035/. Acesso em: 10 jul. 2022.

STACEY, M. Methods of social research. Oxford: Pergamon Press. 1977.

STATISTA RESEARCH DEPARTMENT. Instagram - Statistics & Facts. Statista, 2022.

TRENTINI, M.; PAIM, L. Pesquisa convergente assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. Florianópolis: Insular, 2004.

TRIEU, P.; BAYM, N. K. Private responses for public sharing: understanding self-presentation and relational maintenance via stories in social media. In: Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2020.

VEIRMAN, M. De.; CAUBERGHE, V.; HUDDERS, L. Marketing through Instagram influencers: the impact of number of followers and product divergence on brand attitude. International Journal of Advertising, v. 36, n. 5, p. 798-828, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

RIBEIRO, J. C. .; MATOS, M. . As performances de influenciadoras digitais de moda plus size na plataforma digital Instagram. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 125–143, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1608. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1608. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê