A dimensão semiótica na alta-costura de Chanel

Autores

  • Kledir Henrique Lopes Salgado
  • Ligia Viana

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.456

Palavras-chave:

moda, Chanel, semiótica.

Resumo

Neste artigo, são investigados os procedimentos que tecem as estratégias discursivas da casa de moda Chanel, com o objetivo de buscar seu processo de significação. Para tanto, será utilizado o aparato teórico e metodológico da semiótica greimasiana, a partir do qual serão apresentados um re-coser dos princípios ordenadores do discurso vestimentar da Chanel com vistas à apreensão dos efeitos de sentido advindos de sua produção de alta-costura. No estudo proposto, ganham destaque as análises referentes à plástica dos objetos, pois ela se apresenta como um importante
constituinte da significação deles.

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Publicado

2016-06-09

Como Citar

SALGADO, K. H. L.; VIANA, L. A dimensão semiótica na alta-costura de Chanel. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 111–136, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.456. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/456. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos