Coleção-cápsula LouBhoutan: o tradicionalismo butanês e o produto de luxo ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i38.1569

Palavras-chave:

Butão, Louboutin, Luxo, Orientalismo, Ásia

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise em processo da coleção-cápsula desenvolvida pela marca de luxo Louboutin, “LouBhoutan” (2020), que traz como inspiração os designs, a cultura e a arte do Butão, país que atiça a curiosidade de Christian Louboutin desde seus 18 anos e que foi visitado por ele pela primeira vez em 2012. Tentar-se-á não apenas apresentar uma visão mais concreta e realista do Butão, um país ainda pouco conhecido no Ocidente, mas também como essa coleção trabalha e traz uma identidade imaginada e romantizada do país, ressaltando ainda sua inacessibilidade através do mercado de luxo em que se inserem os desejados sapatos de sola vermelha de Louboutin. A partir deste ponto, discutiremos o conceito de orientalismo nesta produção e demonstraremos a precificação de uma identidade asiática, a partir de um consumo seleto, que reconhece este país por sua construção mítica e simbólica, resultado de um isolamento geográfico e cultural, e que nos faz pensar em como podemos redescobrir países pouco comentados da Ásia, sem nos perder em preconceitos criados pelo Ocidente.

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Biografias Autor

Mariana Seminati Pacheco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestre em Letras Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Gil Vicente Nagai Lourenção, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador de Pós-doutorado no Centro de Estudos Orientais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi pesquisador de pós doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP na Unicamp e na Universidade de Tsukuba. Doutor em Antropologia Social–UFSCar.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

SEMINATI PACHECO, M.; NAGAI LOURENÇÃO, G. V. Coleção-cápsula LouBhoutan: o tradicionalismo butanês e o produto de luxo ocidental. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 38, p. 137–157, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i38.1569. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1569. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê