“Criança Calçada, Criança Sadia!” : Sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970)
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v1i1.405Palavras-chave:
uniformes escolares, cultura escolar, história da educação, história do vestuário.Resumo
Procura-se contribuir para a compreensão dos modos pelos quais os uniformes escolares eram retratados pela imprensa educacional, seja mediante artigos assinados por autores prestigiados no campo, seja pelas propagandas que intercalavam os textos em questão. Pretende-se ainda examinar a percepção dos alunos acerca dos uniformes escolares por meio do estudo do jornal escolar e das prescrições relacionadas ao uso deste vestuário nos manuais pedagógicos utilizados nos cursos normais. Além disso, a legislação educacional complementa a análise. O período estudado compreende a época de expansão da escola pública no estado de São Paulo, quando as oportunidades de educação pública passaram a estender-se a significativas parcelas da população que antes estavam à margem deste processo. Esta pesquisa identifica como a obrigatoriedade material de uso dos uniformes escolares acompanhou a oferta de vagas à população mais carente de recursos.
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