Subversão cronotópica em a Noiva de Frankenstein

Autores

  • José Gatti

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.56

Palavras-chave:

cinema de horror, direção de arte, políticas de representação.

Resumo

Este trabalho busca definir e identificar elementos de subversão cronotópica no cinema. Para essa tarefa, serão utilizados conceitos propostos por Mikhail Bakhtin, José Lezama Lima e Ismail Xavier numa análise textual de A Noiva de Frankenstein (James Whale, 1935).

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Referências

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1993.

LIMA, J. L. Las eras imaginarias. Madri: Fundamentos, 1971.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Publicado

2013-01-05

Como Citar

GATTI, J. Subversão cronotópica em a Noiva de Frankenstein. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 62–69, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i14.56. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/56. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos