Moda, transferências culturais e história do livro

Autores

  • Ana Cláudia Suriani da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.642

Palavras-chave:

revista de moda, transferências culturais, A Estação, história da imprensa, história do livro.

Resumo

Este artigo examina o papel da imprensa na divulgação da moda e a natureza transnacional da revista de moda desde o seu surgimento. Embora o objetivo das primeiras revistas de moda fosse promover a moda parisiense e o domínio cultural francês em todo o mundo, elas gradualmente se transformaram em veículos para as transferências culturais em diferentes direções. As revistas de moda são dotadas de função cultural e de valor econômico e, mais do que o livro, são um produto de um processo artístico, gráfico e intelectual que ocorre em diferentes espaços. Este artigo propõe uma metodologia para examinar como a transferência, adaptação e consolidação de um conceito abstrato – a moda – se materializa na mídia impressa, tendo como ponto de partida o vestuário-escrito e vestuário-imagem, de Barthes, para criar uma tipologia para a variedade de textos e imagens encontrados em uma revista de moda.

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

DA SILVA, A. C. S. Moda, transferências culturais e história do livro. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 177–201, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i22.642. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/642. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Secção

Costuras