A moda e os perfumes na publicidade
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v6i13.144Palavras-chave:
moda, perfume, publicidade, consumo, estados de alma.Resumo
O universo do perfume está intimamente ligado [ 1 0 9 ] à moda. Neste artigo, analisamos essa relação a partir de uma perspectiva cultural, na qual ocorre a tradução das qualidades olfativas do perfume e do mundo mítico da marca para o anúncio publicitário, tendo como pressuposto que a experiência estética e estésica proposta nos textos sincréticos das publicidades de perfume produzem estados de alma que presentificam e animam o desejo do sujeito de se perfumar.
Downloads
Referências
AFTEL, Mandy. Essências e alquimia: um livro sobre perfume. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
ASHCAR, Renata. Brasilessência: a cultura do perfume. São Paulo: Nova Cultural, 2001.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BRAGA, João. Os perfumes. In: CASTILHO, Kathia; VILLAÇA, Nizia. O novo luxo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.
GARCIA, Wilton. Corpo, mídia e representações: estudos contemporâneos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GIRARD-LAGORCE, Sylvie. 100 perfumes de sempre. Lisboa: Estampa, 2006.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e ciências sociais. São Paulo: Cultrix, 1976.
______. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
LANDOWSKI, Eric. Por uma semiótica sensível. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 2 , p. 93-106, jul. 2005.
______. O triângulo emocional do discurso publicitário. Revista Comunicação midiática, Bauru: Unesp, n. 6, p. 15-30, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras. 1989.
______; ROUX, Elyette. O luxo eterno. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação objeto-pessoa. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Visualidade processual da aparência. In: ______; CASTILHO, Kathia (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008.
SHIMMA, Emi; GOLDFEDER Sonia. Um cheiro de perfume no ar. Globo Ciência, São Paulo, ano 3, n. 33, p. 20-26, 1994.
TEIXEIRA, Lucia. Da imperfeição: um marco nos estudos semióticos. Galáxia, São Paulo: PUC-SP, n. 4, p. 257-261, 2002.
TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo: uma história da higiene corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1996.