Contemporâneo: consultoria de imagem e visagismo: novos desafios de mercado

Autores

  • Josenilde S. Souza

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v5i12.111

Resumo

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” Quem nunca ouviu essa frase da madrasta incomodada com a beleza de Branca de Neve? Ligando o mundo dos contos de fada com o planeta do senso comum, o dito popular de que a primeira impressão é a que fica decreta que a pessoa é julgada instantaneamente pelas escolhas que faz a respeito do próprio visual. Mas, afinal, beleza é mesmo importante? Como diria o poeta Vinícius de Moraes: “Que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”. Contudo, os padrões de beleza vão mudando de acordo com as diferentes épocas e se ajustando aos padrões estéticos vigentes. Em alguns momentos, a beleza foi considerada sinônimo de luxúria e vaidade, como podemos ler nas passagens da obra de Oscar Wilde O retrato de Dorian Gray, em que o personagem principal conseguia status e poder usando sua aparência para seduzir e manipular pessoas, numa interminável síndrome da juventude (...)

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Referências

ECO, Umberto. A linguagem do rosto. In: ______. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

FAUX, Dorothy. Beleza do século. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

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MAUGHAN, William L. Le guide complet de I’artiste pour dessiner les visages. Paris: Oskar Éditions, 2012.

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Publicado

2012-01-18

Como Citar

SOUZA, J. S. Contemporâneo: consultoria de imagem e visagismo: novos desafios de mercado. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 38–41, 2012. DOI: 10.26563/dobras.v5i12.111. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/111. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Colunas