A Estação: um testemunho da cultura visual da belle époque na difusão das técnicas de construção de roupas

Palavras-chave: Comunicação, Modernidade, Técnicas de construção de roupas, Belle époque, Brasil

Resumo

Neste artigo, investigo o uso da cultura visual como veículo de informação de moda e de técnicas de construção de roupas divulgadas no periódico A Estação (1879-1904). O estudo se baseia na análise de exemplares desse periódico, em português e em sua versão francesa (La Saison, 1883-1908), e de um exemplar do manual de corte e cos-tura que o complementava. Objetivo compreender o uso dos recursos visuais na comuni-cação de moda e na formação de uma cultura francesa de construção de roupas que, pelos portos litorâneos, entrava no país chegando aos confins de Minas Gerais. Para isso, investi-go os conteúdos textuais e imagéticos dos impressos, a legislação educacional da Primeira República, fotografias e um objeto têxtil. Como procedimento teórico-metodológico parto do entrecruzamento dos impressos com várias outras fontes numa perspectiva dialética que situa o contexto histórico e os recursos da cultura visual, permitindo compreender sua abrangência na absorção da moda e no ensino-aprendizagem das técnicas francesas de construção de roupas na belle époque brasileira.

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Biografia do Autor

Maristela Novaes, Universidade Federal de Goiás
Doutora em Studi Storici pela Università di Bologna-UniBO. Professora adjunta I no curso de
Design de Moda da Universidade Federal de Goiás.

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Agradecimentos

Agradeço muito à Profa. Rosane Rocha Pessoa (FL-UFG) pela leitura crítica e cuidadosa do texto e por sugestões preciosas para a escrita deste artigo.

Publicado
2020-08-03
Como Citar
Novaes, M. (2020). A Estação: um testemunho da cultura visual da belle époque na difusão das técnicas de construção de roupas. dObra[s] – Revista Da Associação Brasileira De Estudos De Pesquisas Em Moda, 14(29), 83-101. https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1138
Seção
Dossiê