Jornalismo de moda e visualidades femininas nas revistas ilustradas de Salvador no início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1141

Palavras-chave:

Moda, Revistas ilustradas, Mulheres, Visualidade de si, Salvador

Resumo

Este artigo visa discutir e analisar como a presença de um conteúdo sobre moda nas revistas ilustradas de Salvador, que surgiram no bojo da modernização da im-prensa da cidade do início do século XX, foi decisiva para a constituição e as disputas de sentido em torno de novas sociabilidades femininas relacionadas à presença e ao uso do espaço urbano. A partir da leitura de imagens e textos sobre moda, buscaremos perceber como a imprensa procurava controlar as novas formas de visualidade no uso da cidade pelas mulheres. Ao mesmo tempo, essas novas formas permitiam apropriações que possi-bilitavam às mulheres um protagonismo em lugares sociais pouco acessíveis, levando-as a questionarem o seu lugar e papel na vida pública e privada.  

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Biografia do Autor

Henrique Sena dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em História. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

SENA DOS SANTOS, H.; PITOMBO CIDREIRA, R. Jornalismo de moda e visualidades femininas nas revistas ilustradas de Salvador no início do século XX. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 144–164, 2020. DOI: 10.26563/dobras.v14i29.1141. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1141. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê