Poucas rugas e muita atitude

o envelhecer da beleza na publicidade

  • Fernanda Ramos de Albuquerque Lima
Palavras-chave: Publicidade digital, Avon, O Boticário, Simulacro da mulher idosa, Regimes de sentido, risco e interação, Sociossemiótica

Resumo

As discussões de gênero vêm ganhando destaque no cenário mundial. O feminismotornou-se novamente um assunto amplamente questionado. Essa visibilidadefaz com que algumas marcas, principalmente as que têm como público-alvo as mulheres,utilizem em seus posicionamentos discursos e figuras que se aproximam de algumas pautaspolíticas defendidas por elas. A partir da análise de seis campanhas das marcas Avone O Boticário, divulgadas em seus respectivos canais no Youtube, no período de janeirode 2016 a março de 2019, este artigo buscar demonstrar como se dá a construção do(s)simulacro(s) da mulher idosa e quais os sentidos identificados na representação dessa beleza.Como fundamento teórico, utilizamos os estudos da semiótica discursiva de AlgirdasJulien Greimas, da sociossemiótica de Eric Landowski e da semiótica plástica de Ana Claudiade Oliveira. Como resultado, identificamos que a representação da mulher idosa se dá,de um lado, com um discurso que ainda é bastante estético da velha jovem e, de outro, comum mais sensível, da velha assumida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ramos de Albuquerque Lima

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 1. CPS PUC-SP

Referências

LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ,1992.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres.Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Publicado
2021-04-14
Como Citar
LIMA, F. R. DE A. Poucas rugas e muita atitude: o envelhecer da beleza na publicidade. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 31, p. 168-185, 14 abr. 2021.
Seção
III. Objetos, marcas e valores da moda no social