Poucas rugas e muita atitude
o envelhecer da beleza na publicidade
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1292Palavras-chave:
Publicidade digital, Avon, O Boticário, Simulacro da mulher idosa, Regimes de sentido, risco e interação, SociossemióticaResumo
As discussões de gênero vêm ganhando destaque no cenário mundial. O feminismotornou-se novamente um assunto amplamente questionado. Essa visibilidadefaz com que algumas marcas, principalmente as que têm como público-alvo as mulheres,utilizem em seus posicionamentos discursos e figuras que se aproximam de algumas pautaspolíticas defendidas por elas. A partir da análise de seis campanhas das marcas Avone O Boticário, divulgadas em seus respectivos canais no Youtube, no período de janeirode 2016 a março de 2019, este artigo buscar demonstrar como se dá a construção do(s)simulacro(s) da mulher idosa e quais os sentidos identificados na representação dessa beleza.Como fundamento teórico, utilizamos os estudos da semiótica discursiva de AlgirdasJulien Greimas, da sociossemiótica de Eric Landowski e da semiótica plástica de Ana Claudiade Oliveira. Como resultado, identificamos que a representação da mulher idosa se dá,de um lado, com um discurso que ainda é bastante estético da velha jovem e, de outro, comum mais sensível, da velha assumida.
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Referências
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ,1992.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres.Rio de Janeiro: Rocco, 1992.