Poucas rugas e muita atitude

o envelhecer da beleza na publicidade

Auteurs

  • Fernanda Ramos de Albuquerque Lima

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1292

Mots-clés :

Publicidade digital, Avon, O Boticário, Simulacro da mulher idosa, Regimes de sentido, risco e interação, Sociossemiótica

Résumé

As discussões de gênero vêm ganhando destaque no cenário mundial. O feminismotornou-se novamente um assunto amplamente questionado. Essa visibilidadefaz com que algumas marcas, principalmente as que têm como público-alvo as mulheres,utilizem em seus posicionamentos discursos e figuras que se aproximam de algumas pautaspolíticas defendidas por elas. A partir da análise de seis campanhas das marcas Avone O Boticário, divulgadas em seus respectivos canais no Youtube, no período de janeirode 2016 a março de 2019, este artigo buscar demonstrar como se dá a construção do(s)simulacro(s) da mulher idosa e quais os sentidos identificados na representação dessa beleza.Como fundamento teórico, utilizamos os estudos da semiótica discursiva de AlgirdasJulien Greimas, da sociossemiótica de Eric Landowski e da semiótica plástica de Ana Claudiade Oliveira. Como resultado, identificamos que a representação da mulher idosa se dá,de um lado, com um discurso que ainda é bastante estético da velha jovem e, de outro, comum mais sensível, da velha assumida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fernanda Ramos de Albuquerque Lima

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 1. CPS PUC-SP

Références

LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ,1992.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres.Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Téléchargements

Publiée

2021-04-14

Comment citer

LIMA, F. R. de A. Poucas rugas e muita atitude: o envelhecer da beleza na publicidade. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 168–185, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1292. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1292. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

III. Objetos, marcas e valores da moda no social