Subalternas e marginalizadas

as mulheres gordas e a moda nas capas da revista Donna

Autores

  • Caroline Roveda Pilger
  • Ana Gruszynski

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1432

Palavras-chave:

Mulheres gordas, Revista Donna, Moda plus size, Interseccionalidade, Lugar de fala

Resumo

O objetivo é analisar a inclusão das mulheres gordas nas capas da revista Donna, cuja temática é a moda a partir da interseccionalidade, que pensa gênero atravessado pelas categorias de raça, classe, sexualidade, faixa etária, estética e deficiência. O corpus é formado por dez capas de Donna publicadas em vinte e sete anos. Como principais constatações estão o fato de que há, também, no universo de representação das mulheres gordas, a obediência a um padrão estético, reproduzindo o que já é naturalizado no universo das mulheres magras: as gordas são brancas, jovens, com corpos menores. Pensar lugar de fala é imprescindível para compreender o espaço autorizado pela revista para que as gordas ocupem e sobre o que é permitido que falem. As análises revelam que, em 80% das capas, o lugar de fala de mulher gorda implicou a maneira com que ela foi retratada sendo motivo para sua presença, ou seja, a mulher gorda estava pelo fato de ser gorda e foi relacionada à moda em três aspectos principais: (a) regras de moda específicas para seus corpos, orientando sobre o que se pode ou não usar; (b) mercado de moda plus size, quando há a quebra de regras anteriores relacionadas à moda tradicional e uma celebração das mulheres gordas na moda; (c) por fim, temáticas relacionadas à autoaceitação e amor-próprio, sem mencionar moda plus size, há também a quebra de regras; porém, a centralidade não são as gordas nem a moda, esta última aparece como auxiliar importante no processo de autoestima.

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Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger

Doutoranda em Comunicação (UFRGS). Mestra em Processos e Manifestações Culturais (Feevale). Jornalista. Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)

Ana Gruszynski

Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS).

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

PILGER, C. R.; GRUSZYNSKI, A. Subalternas e marginalizadas: as mulheres gordas e a moda nas capas da revista Donna. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 33, p. 111–134, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i33.1432. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1432. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê