Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável na moda: uma busca sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1541

Palavras-chave:

Design de Moda, Consumo Consciente e Responsável, Princípios e Diretrizes

Resumo

Considerando a insustentabilidade da produção e do consumo contemporâneo no setor de moda, além das controversas ações corporativas para mitigar o impacto ambiental, social e econômico, objetiva-se levantar quais são as pesquisas que abordam princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável no setor de moda. Para tanto, procede-se à pesquisa de caráter exploratório e de abordagem quantitativa, baseado no método Systematic Search Flow (SSF) para levantamento de dados, e análise de conteúdo para análise de dados. Desse modo, observam-se poucas pesquisas na área, abordando principalmente as temáticas cadeia de suprimentos, consumo consciente e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). A partir da busca, não foram encontrados estudos que tratam de princípios e diretrizes, mas apenas de recomendações para o consumo consciente e responsável no setor de moda. Apesar disso, observam-se recomendações na direção dos governos para liderarem o desenvolvimento sustentável e para que o consumidor seja participante ativo nesse processo, além de certa inquietação à postura da indústria e do varejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIT: Têxtil e confecção. Perfil do setor. Disponível em: http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor. Acesso em: 31 jan. 2023.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo [recurso eletrônico]: novos conceitos para uma nova realidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estaçã o das Letras e Cores, 2016.

BIANCHI, Constanza; GONZALEZ, Matias. Exploring sustainable fashion consumption amongeco-conscious women in Chile. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 31, n. 4, p. 375-392, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09593969.2021.1903529. Acesso em: 4 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/09593969.2021.1903529

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade [recurso eletrônico]: o que é – o que não é. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

BOSCO, Estevão; DI GIULIO, Gabriela. Ulrich Beck: considerações sobre sua contribuição para os estudos em ambiente e sociedade e desafios. Revista Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 2, p.149-160, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v18n2/

pt_1414-753X-asoc-18-02-00145.pdf. Acesso em: 4 jul. 2022.

CARTA DA TERRA. A carta da Terra. Disponível em: https://cartadaterrainternacional.org/leia-a-carta-da-terra/a-carta-da-terra/. Acesso em: 4 jul. 2022.

CHOMSKY, Noam. Internacionalismo ou extinção [recurso eletrônico]. São Paulo: Planeta, 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm03bz

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. A new textiles economy: redesigning fashion’s future. Disponível em: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/assets/downloads/publications/A-New-Textiles-Economy_Full-Report_Updated_1-12-17.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.

FERENHOF, Helio; FERNANDES, Roberto. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 21, n. 3, p. 550-562, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/deref/

https%3A%2F%2Frevista.acbsc.org.br%2Fracb%2Farticle%2Fdownload%2F1194%2Fpdf. Acesso em: 4 jul. 2022.

FLETCHER, Kate. Slow fashion: an invitation for systems change. Fashion Practice, v.2, n.2, p. 259-266, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233596614_Slow_Fashion_An_Invitation_for_Systems_Change. Acesso em: 4 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.2752/175693810X12774625387594

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011.

GIDDENS; Anthony; SUTTON, Philip. Conceitos essenciais da sociologia [recurso eletrônico]. São Paulo: Editora UNESP, 2017.

GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2021.

GWILT, Alison. Moda sustentável: um guia prático. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

HARPER, Charles. Environment and Society: Human perspectives on environmental issues. 2. ed. Nova Jersey: Prentice Hall, 2001.

KLEPP, Ingun; LAITALA, Kirsi. Consumption studies: the force of the ordinary. In: FLETCHER, Kate; THAM, Mathilda. Routledge Handbook of Sustainability and Fashion. Nova York: Routledge, 2015.

LEE, Matilda. Eco chic: o guia de moda ética para a consumidora consciente. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

LEE, Kyung; MENDES, Francisca. Novos modelos de negócios de moda: uma análise com base nos arquétipos de negócios sustentáveis. ModaPalavra, v.14, n.32, p. 150-178, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/ DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x14322021150

view/18835. Acesso em: 4 jul. 2022.

LIMA, Bruna; VAN DER LINDEN, Júlio; RÜTHSCHILING, Evelise. Estratégias de design sustentável para pós-produção de produtos de moda. ModaPalavra, v. 13, n. 27, p. 12-43, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/ DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x13272019012

view/15390. Acesso em: 4 jul. 2022.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero [recurso eletrônico]: a moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da sedução [recurso eletrônico]: democracia e narcisismo na hipermodernidade liberal. Barueri: Manole, 2020.

MICHAELIS. Verbete princípio. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/modernoportugues/busca/portugues-brasileiro/principio/. Acesso em: 4 jul. 2022a.

MICHAELIS. Verbete diretriz. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/modernoportugues/busca/portugues-brasileiro/diretriz/. Acesso em: 4 jul. 2022b.

MICHAELIS. Verbete recomendação: Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/recomendacao/. Acesso em: 4 jul. 2022c.

NIINIMÄKI, Kirsi et al. The environmental price of fast fashion. Nature Reviews: Earth & Environment, v.1, p. 189-200, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s43017-020-0039-9. Acesso em: 4 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1038/s43017-020-0039-9

ODS BRASIL. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br. Acesso em: 4 jul. 2022.

PAL, Rudrajeet; GANDER, Jonathan. Modelling environmental value: an examination of sustainable business models within the fashion industry. Journal of Cleaner Production, v.184, p. 251-263, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.02.001

S0959652618303056. Acesso em: 4 jul. 2022.

QUEIROZ, Leila Lemgruber. Utopia da sustentabilidade transgressões no design. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

ROCKSTRÖM, Johan et al. Planetary boundaries: exploring the safe operating space for humanity. Ecology and Society, v. 14, n. 2, p. 1-32, 2009. Disponível em: https://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/. Acesso em: 4 jul. 2022.

SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

SCHULTE, Neide. Reflexões sobre moda ética: contribuições do biocentrismo e do veganismo. Florianópolis: Editora da UDESC, 2015.

TODESCHINI, Bruna et al. Innovative and sustainable business models in the fashion industry: entrepreneurial drivers, opportunities, and challenges. Business Horizons, v.60, p. 759-770, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2017.07.003

S0007681317301015. Acesso em: 4 jul. 2022.

UL. Sins of greenwashing. Disponível em: https://www.ul.com/insights/sins-greenwashing. Acesso em: 4 jul. 2022.

WARDE, Alan. Consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture, v. 5, n. 2, p. 131-153, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1469540505053090. Acesso em: 4 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540505053090

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

LIVRAMENTO NISHIMURA, M. D.; TRISKA, R. Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável na moda: uma busca sistemática da literatura. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 124–149, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1541. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1541. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos