Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável na moda: uma busca sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1541

Palabras clave:

Design de Moda, Consumo Consciente e Responsável, Princípios e Diretrizes

Resumen

Considerando a insustentabilidade da produção e do consumo contemporâneo no setor de moda, além das controversas ações corporativas para mitigar o impacto ambiental, social e econômico, objetiva-se levantar quais são as pesquisas que abordam princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável no setor de moda. Para tanto, procede-se à pesquisa de caráter exploratório e de abordagem quantitativa, baseado no método Systematic Search Flow (SSF) para levantamento de dados, e análise de conteúdo para análise de dados. Desse modo, observam-se poucas pesquisas na área, abordando principalmente as temáticas cadeia de suprimentos, consumo consciente e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). A partir da busca, não foram encontrados estudos que tratam de princípios e diretrizes, mas apenas de recomendações para o consumo consciente e responsável no setor de moda. Apesar disso, observam-se recomendações na direção dos governos para liderarem o desenvolvimento sustentável e para que o consumidor seja participante ativo nesse processo, além de certa inquietação à postura da indústria e do varejo.

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Publicado

2023-03-24

Cómo citar

LIVRAMENTO NISHIMURA, M. D.; TRISKA, R. Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável na moda: uma busca sistemática da literatura. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 124–149, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1541. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1541. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos