Laboratório de Joalheria Contemporânea: o corpo como matéria-prima da invenção

Autores

  • Wadson Gomes Amorim
  • Flávia Marieta Magalhães Rigoni
  • Maria Regina Álvares Correia Dias

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1613

Palavras-chave:

Joalheria contemporânea, Corpo, Aprendizagem inventiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar e discutir dinâmicas de aprendizagem inventiva, com foco na experiência corporal, utilizadas na disciplina optativa Laboratório de Joalheria Contemporânea, ofertada na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais no período de 2017 a 2019. Ao abordar a relação entre corpo e joia, pensando nos desdobramentos desse entrelace nos indivíduos que projetam as peças e as usam, a disciplina propôs explorar a conexão entre ser no mundo e mundo vivido. Tendo como referência o sentido de corpo-próprio, de Maurice Merleau-Ponty (2011), os alunos foram convocados a experimentar e a criar a partir do próprio corpo, em interação com territórios coletivos. Por meio de atividades prático-reflexivas, as dinâmicas corporais permitiram extrair motivações e reflexões para o desenvolvimento de uma joia contemporânea. Ao explorar diferentes formatos pedagógicos, buscamos estimular a invenção, fomentar a produção de subjetividades e criar ambientes propícios à experimentação a partir da análise e da entrega do corpo ao processo e do questionamento do contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wadson Gomes Amorim

Doutor em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: wadson.amorim@uemg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0361199088334881.

Flávia Marieta Magalhães Rigoni

Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, bolsista CNPq. Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: flaviarigoni@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4474581691221084.

Maria Regina Álvares Correia Dias

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: regina.alvares@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0498730188943790.

Referências

AMORIM, Wadson G. Territórios de invenção: design experimental de joias contemporâneas na Escola de Design. 2022. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

AZEVEDO, Denis S.; CAMINHA, Iraquitan O. Ser no mundo, mundo vivido e corpo próprio segundo Merleau-Ponty. Dialektiké, v. 1, n. 2, p. 15-37, 2015.

BERNABEI, Roberta. Contemporary jewellers interviews with european artists. Londres: Berg, 2011.

CAMPOS, Ana Maria C. La joyería contemporánea como arte: un estudio filosófico. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2014.

CUNNINGHAM, Jack. Contemporary European Narrative Jewellery: the prevalent themes, paradigms and the cognitive interaction between maker, wearer and viewer observed through the process, production and exhibition of narrative jewellery. 2008. Tese (Doutorado em Arte) – The Glasgow School of Art, Glasgow, 2008.

DELEUZE, Gilles. Espinosa. Filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. Coimbra: Edições 70, 2010.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devirmestre. Educação & Sociedade, v. 26, p. 1273-1288, 2005.

LINDEMANN, Wilhelm. Thinking jewellery. On the way towards a theory of jewellery. Stuttgart: Arnoldesche Art Publisher, 2011.

MERCALDI, Marlon A.; MOURA, Mônica. Definições da joia contemporânea. Moda Palavra, ano 10, n. 19, p. 54-67, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

ORLANDI, Luiz B. L. Corporeidades em minidesfile. In: FONSECA, Tania. M.; ENGELMAN, Sara (orgs.). Corpo, arte e clínica. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004.

PORPINO, Karenine O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROLNIK, Suely. Subjetividade antropofágica. In: LINS, Daniel (org.). Razão nômade. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

SCARPITTI, Chiara. Singular multiples: contemporary jewellery beyond the digital. Trento: LISt Lab, 2020.

SILVA, Sérgio A. A cor aplicada ao corpo: design, fotografia e cultura. Projetica, v. 9, p. 255- 268, 2018.

SIMMEL, Georg. Filosofia da moda. Lisboa: Texto & Grafia, 2014.

SKINNER, Damian. Contemporary jewelry in perspective. New York: Lark Jewelry & Beading, 2013.

VALVERDE, Monclar. Pequena estética da comunicação. Salvador: Arcádia, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

GOMES AMORIM, W. .; MAGALHÃES RIGONI, F. M.; ÁLVARES CORREIA DIAS, M. R. Laboratório de Joalheria Contemporânea: o corpo como matéria-prima da invenção. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 221–242, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1613. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1613. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê