Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem

Autores

  • Vânia Carneiro de Carvalho
  • Solange Ferraz de Lima

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.163

Palavras-chave:

cultura visual, imagem, tipos e estereótipos, reprodutibilidade.

Resumo

O artigo estabelece uma relação de covariância entre o modo de conhecimento por meio de tipos e estereótipos e a intensificação e difusão maciça de imagens por meio de sua reprodutibilidade. Procura-se argumentar que, para além de um fenômeno pertinente ao mundo das imagens, a tipificação termina por substituir a experiência com o outro pela experiência com a imagem, ou seja, em lugar de mediar a experiência concreta, as imagens-tipo ficam em seu lugar, com consequências importantes, especialmente no que diz respeito aos discursos com forte carga ideológica, pedagógica e identitária.

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Publicado

2012-01-24

Como Citar

CARVALHO, V. C. de; LIMA, S. F. de. Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 56–66, 2012. DOI: 10.26563/dobras.v5i11.163. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/163. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos