Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.163Palavras-chave:
cultura visual, imagem, tipos e estereótipos, reprodutibilidade.Resumo
O artigo estabelece uma relação de covariância entre o modo de conhecimento por meio de tipos e estereótipos e a intensificação e difusão maciça de imagens por meio de sua reprodutibilidade. Procura-se argumentar que, para além de um fenômeno pertinente ao mundo das imagens, a tipificação termina por substituir a experiência com o outro pela experiência com a imagem, ou seja, em lugar de mediar a experiência concreta, as imagens-tipo ficam em seu lugar, com consequências importantes, especialmente no que diz respeito aos discursos com forte carga ideológica, pedagógica e identitária.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002, p. 69-80.
BRUNO, Ernani da Silva. Depoimentos de moradores e visitantes 1553-1958. São Paulo: DPH/ SMC, 1981.
BURROWS, Stuart. A familiar strangeness. American Fiction and the Language of Photography, 1839-1945. Londres: The University of Georgia Press, 2008.
CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade. As fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: história e cultura material. São Paulo, Museu Paulista/USP, 1994, nova série, n.1, v.1., p. 147-174. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141993000100012
CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in the nineteenth century. Cambridge: MIT Press, 1992.
GERVAIS, Thierry. D´après photographie. Premiers usages de la photographie dans le journal L´Illustration (1843-1859). Études photographiques, n. 13, juillet, 2003, p. 56-85.
KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ______. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, p. 40-59.
LE MEN, Ségolène. Le XIXe siècle de l´image. In: GERVEREAU, Laurent. Peut-on apprendre à voir? Paris: L´image Ensba, 1999, p. 165-174.
LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
MAKINO, Miyoko. Biografias dos pintores e catalogação das obras citadas. Anais do Museu Paulista: história e cultura material. São Paulo, Museu Paulista/USP, 1994, nova série, n.1, v.1, p.175-176.
MARINS, Paulo Garcez. Na mata com pose de reis: a representação dos bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia. São Paulo, Revista do IEB, n. 44, fev. 2007, p. 77-104. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104
McCAULEY, Anne. Apéndice. Escribir la historia de la fotografia antes de Newhall. In: NEWHALL, Beaumont. Historia de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, p. 300-314, 321-326 (notas).
McCAULEY, Elizabeth Anne. A. A. E. Disdéri and the Carte de Visite Portrait Photograph. New Haven & London: Yale University Press, 1985.
MENDES, Ricardo. São Paulo e suas imagens. Cadernos de Fotografia brasileira, IMS, (2): 381-487, 2004.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. A fotografia como documento. Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Revista Tempo. Universidade Federal Fluminense, 2002.
NICKEL, Douglas. History of photography: the state of research. Art Bulletin, sep. 2001. DOI: https://doi.org/10.2307/3177242
ORVELL, Miles. Photography and the Artifice of Realism. In: ______. The real thing. Imitation and authenticity in american culture. 1880-1940. Chapel Hill & London: The University of North Carolina Press, 1989, p. 73-102.
SANTOS, Renata. Imagem gravada: a gravura no Rio de Janeiro entre 1808 e 1853. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SLENES, Robert W. As provações de um Abraão africano: a nascente nação brasileira na viagem alegórica de Johann Moritz Rugendas. Campinas, Revista de História da Arte e Arqueologia. Unicamp. n. 1 p. 271-307, 1994.