Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem

Auteurs

  • Vânia Carneiro de Carvalho
  • Solange Ferraz de Lima

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.163

Mots-clés :

cultura visual, imagem, tipos e estereótipos, reprodutibilidade.

Résumé

O artigo estabelece uma relação de covariância entre o modo de conhecimento por meio de tipos e estereótipos e a intensificação e difusão maciça de imagens por meio de sua reprodutibilidade. Procura-se argumentar que, para além de um fenômeno pertinente ao mundo das imagens, a tipificação termina por substituir a experiência com o outro pela experiência com a imagem, ou seja, em lugar de mediar a experiência concreta, as imagens-tipo ficam em seu lugar, com consequências importantes, especialmente no que diz respeito aos discursos com forte carga ideológica, pedagógica e identitária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002, p. 69-80.

BRUNO, Ernani da Silva. Depoimentos de moradores e visitantes 1553-1958. São Paulo: DPH/ SMC, 1981.

BURROWS, Stuart. A familiar strangeness. American Fiction and the Language of Photography, 1839-1945. Londres: The University of Georgia Press, 2008.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade. As fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: história e cultura material. São Paulo, Museu Paulista/USP, 1994, nova série, n.1, v.1., p. 147-174. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141993000100012

CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in the nineteenth century. Cambridge: MIT Press, 1992.

GERVAIS, Thierry. D´après photographie. Premiers usages de la photographie dans le journal L´Illustration (1843-1859). Études photographiques, n. 13, juillet, 2003, p. 56-85.

KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ______. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, p. 40-59.

LE MEN, Ségolène. Le XIXe siècle de l´image. In: GERVEREAU, Laurent. Peut-on apprendre à voir? Paris: L´image Ensba, 1999, p. 165-174.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.

MAKINO, Miyoko. Biografias dos pintores e catalogação das obras citadas. Anais do Museu Paulista: história e cultura material. São Paulo, Museu Paulista/USP, 1994, nova série, n.1, v.1, p.175-176.

MARINS, Paulo Garcez. Na mata com pose de reis: a representação dos bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia. São Paulo, Revista do IEB, n. 44, fev. 2007, p. 77-104. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104

McCAULEY, Anne. Apéndice. Escribir la historia de la fotografia antes de Newhall. In: NEWHALL, Beaumont. Historia de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, p. 300-314, 321-326 (notas).

McCAULEY, Elizabeth Anne. A. A. E. Disdéri and the Carte de Visite Portrait Photograph. New Haven & London: Yale University Press, 1985.

MENDES, Ricardo. São Paulo e suas imagens. Cadernos de Fotografia brasileira, IMS, (2): 381-487, 2004.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. A fotografia como documento. Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Revista Tempo. Universidade Federal Fluminense, 2002.

NICKEL, Douglas. History of photography: the state of research. Art Bulletin, sep. 2001. DOI: https://doi.org/10.2307/3177242

ORVELL, Miles. Photography and the Artifice of Realism. In: ______. The real thing. Imitation and authenticity in american culture. 1880-1940. Chapel Hill & London: The University of North Carolina Press, 1989, p. 73-102.

SANTOS, Renata. Imagem gravada: a gravura no Rio de Janeiro entre 1808 e 1853. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

SLENES, Robert W. As provações de um Abraão africano: a nascente nação brasileira na viagem alegórica de Johann Moritz Rugendas. Campinas, Revista de História da Arte e Arqueologia. Unicamp. n. 1 p. 271-307, 1994.

Téléchargements

Publiée

2012-01-24

Comment citer

CARVALHO, V. C. de; LIMA, S. F. de. Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 56–66, 2012. DOI: 10.26563/dobras.v5i11.163. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/163. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos