Design: objetos de fazer pensar: 23º Prêmio Design MCB

Autores

  • Mônica Moura

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v4i8.228

Resumo

O design brasileiro carece de registros históricos, bem como da análise e documentação da produção desenvolvida no país. O que, de certa forma, é compreensível para um campo dinâmico, que se estabeleceu por meio de uma relação dialógica com outras disciplinas e tem se consolidado dia após dia em nossa cultura e em nosso cotidiano. Apesar do intenso trabalho desenvolvido por muitos autores, ainda temos poucos registros e necessitamos de muito mais para refletir, escrever e documentar a história da produção em design no país, especialmente sobre a produção do design contemporâneo brasileiro. Nesse sentido a realização de prêmios, concursos e bienais cumpre papel fundamental. Esses acontecimentos são destinados a toda a comunidade e aos interessados da área, abrindo plena possibilidade de participação. A partir de uma seleção que segue determinados critérios divulgados previamente, os eventos de premiação passam a demonstrar e registrar o que tem sido criado, desenvolvido e produzido em âmbito
nacional. Produção essa que ficaria, muitas vezes, limitada ao espaço de um escritório ou de uma indústria, não fosse a divulgação realizada por esses eventos, e provavelmente tais produtos estariam disponíveis somente em arquivos específicos ou no mercado como apenas mais um objeto de consumo, sem ampla disseminação e valorização dos designers responsáveis pela concepção e pelo desenvolvimento do produto, da empresa que o produziu e da divulgação
a respeito do que é o campo do design (...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACAYABA, Marlene (Org.); SIMÕES, Renata. 11º ao 15º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: 1997/2001. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2001.

FERLAUTO, Claudio; BORGES, Adélia (Coord.). 16º ao 20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2006.

www.mcb.org.br

www.orebrasil.com.br

www.deboraquer.com.br

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

MOURA, M. Design: objetos de fazer pensar: 23º Prêmio Design MCB. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 46–49, 2010. DOI: 10.26563/dobras.v4i8.228. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/228. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Colunas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)