Design: objetos de fazer pensar: 23º Prêmio Design MCB
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v4i8.228Abstract
O design brasileiro carece de registros históricos, bem como da análise e documentação da produção desenvolvida no país. O que, de certa forma, é compreensível para um campo dinâmico, que se estabeleceu por meio de uma relação dialógica com outras disciplinas e tem se consolidado dia após dia em nossa cultura e em nosso cotidiano. Apesar do intenso trabalho desenvolvido por muitos autores, ainda temos poucos registros e necessitamos de muito mais para refletir, escrever e documentar a história da produção em design no país, especialmente sobre a produção do design contemporâneo brasileiro. Nesse sentido a realização de prêmios, concursos e bienais cumpre papel fundamental. Esses acontecimentos são destinados a toda a comunidade e aos interessados da área, abrindo plena possibilidade de participação. A partir de uma seleção que segue determinados critérios divulgados previamente, os eventos de premiação passam a demonstrar e registrar o que tem sido criado, desenvolvido e produzido em âmbito
nacional. Produção essa que ficaria, muitas vezes, limitada ao espaço de um escritório ou de uma indústria, não fosse a divulgação realizada por esses eventos, e provavelmente tais produtos estariam disponíveis somente em arquivos específicos ou no mercado como apenas mais um objeto de consumo, sem ampla disseminação e valorização dos designers responsáveis pela concepção e pelo desenvolvimento do produto, da empresa que o produziu e da divulgação
a respeito do que é o campo do design (...)
Downloads
References
ACAYABA, Marlene (Org.); SIMÕES, Renata. 11º ao 15º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: 1997/2001. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2001.
FERLAUTO, Claudio; BORGES, Adélia (Coord.). 16º ao 20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2006.
www.mcb.org.br
www.orebrasil.com.br
www.deboraquer.com.br
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of the works published in this journal belong to the author, and dObra[s] holds the rights of first publication. Due to their publication in this open access journal, any work here is free to use, with its own attributions, in educational and non-commercial applications.