Design de moda: uma nova cultura

Autores

  • Dorotéia Baduy Pires

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v1i1.404

Palavras-chave:

design, moda, cultura, projeto, educação.

Resumo

Trata da complexidade do cenário contemporâneo brasileiro, que demanda uma nova metodologia para o projeto de bens de consumo para o corpo, postergada pela histórica racionalidade do design. Propõe a superação da cultura de moda que cria objetos com critérios apenas estetizantes, para uma abordagem sistêmica. Apresenta breve histórico da implementação do design e da moda na Academia. Amenizadas as tensões entre o design e a moda, o artigo ilustra as conexões entre ambas, em diversas instituições. Relata também dados quantitativos sobre o ensino acadêmico e a atual rede de publicações, museus, centros de pesquisa, associações, institutos e bibliotecas, cujo interesse é consolidar no Brasil o design como processo e estratégia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Centro de Design Paraná. Demanda de estratégias do design do setor produtivo brasileiro. Curitiba: Centro de Design Paraná, 2006. Disponível em: http://www.designbrasil.org.br/portal/acoes/PBD_Plano_Estrategico_v04_04_07_c.pdf

DESIGNE. Rio de Janeiro: IAV, Instituto de Artes Visuais da UniverCidade, nº 6, 2006.

LEAL, Joyce J. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil; Instituto Uniemp; Imprensa Oficial do Estado, 2002.

Milanomadeindesign: territorio uomini idee. Roma: Contrasto, 2006.

PIRES, Dorotéia B. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, ano 6, nº 9, 2002.

STRADA, Nanni. Moda design. Milão: Editoriale Modo, 1998.

VACCARI, Alessandra. Lo studio dell´abbigliamento tra arti decorative e

design. In: Sosrcinelli, Paolo. (org.) Studiare la moda. Milão: Mondadori, 2003.

Downloads

Publicado

2007-02-14

Como Citar

PIRES, D. B. Design de moda: uma nova cultura. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 66–73, 2007. DOI: 10.26563/dobras.v1i1.404. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/404. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos