Design de moda: uma nova cultura
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v1i1.404Palavras-chave:
design, moda, cultura, projeto, educação.Resumo
Trata da complexidade do cenário contemporâneo brasileiro, que demanda uma nova metodologia para o projeto de bens de consumo para o corpo, postergada pela histórica racionalidade do design. Propõe a superação da cultura de moda que cria objetos com critérios apenas estetizantes, para uma abordagem sistêmica. Apresenta breve histórico da implementação do design e da moda na Academia. Amenizadas as tensões entre o design e a moda, o artigo ilustra as conexões entre ambas, em diversas instituições. Relata também dados quantitativos sobre o ensino acadêmico e a atual rede de publicações, museus, centros de pesquisa, associações, institutos e bibliotecas, cujo interesse é consolidar no Brasil o design como processo e estratégia.
Downloads
Referências
Centro de Design Paraná. Demanda de estratégias do design do setor produtivo brasileiro. Curitiba: Centro de Design Paraná, 2006. Disponível em: http://www.designbrasil.org.br/portal/acoes/PBD_Plano_Estrategico_v04_04_07_c.pdf
DESIGNE. Rio de Janeiro: IAV, Instituto de Artes Visuais da UniverCidade, nº 6, 2006.
LEAL, Joyce J. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil; Instituto Uniemp; Imprensa Oficial do Estado, 2002.
Milanomadeindesign: territorio uomini idee. Roma: Contrasto, 2006.
PIRES, Dorotéia B. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, ano 6, nº 9, 2002.
STRADA, Nanni. Moda design. Milão: Editoriale Modo, 1998.
VACCARI, Alessandra. Lo studio dell´abbigliamento tra arti decorative e
design. In: Sosrcinelli, Paolo. (org.) Studiare la moda. Milão: Mondadori, 2003.