Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero
Resumo
Os estudos de gênero discutem os modos de construção do conhecimento de diversas disciplinas. No entanto, essa perspectiva tem sido pouco presente no ensino e nos discursos que legitimam o design. Estudar a moda a partir de uma perspectiva de gênero permite entender a relação histórica entre os discursos da modernidade industrial, a história da vestimenta e a produção social das sexualidades e dos gêneros em termos binários. Aqui, procura-se estabelecer uma leitura crítica do campo do design e da moda do ponto de vista social e do cultural. Analisam-se como as projeções de gênero impactam no processo de design, no uso e na leitura dos objetos. Também se faz referência à crítica do feminismo ao legado do movimento moderno e à retórica
da neutralidade no campo do design.
Downloads
Referências
ATTIFIELD, Judith. Form/Female Follows Function/Male: Feminist Critiques of Design. In: Walker, J. Design History and the History of Design. Londres: Pluto Press, 1989, pp. 199-221.
BOURDIEU, Pierre. La distinción. Madrid: Taurus, 1993.
BOURDIEU, Pierre. La dominación masculina. Barcelona: Anagrama, 1998.
BUCKLEY, Cheryl. Made in Patriarchy: Theories of Women and Design − a Reworking. In: Design and Feminism: Re-visioning Spaces, Places and Every Things. Londres: University Press, 1999, pp. 109-118.
BUTLER, Judith. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. Buenos Aires: Paidós, 2001.
DAVIS, Angela. Mujeres, raza y clase. Madrid: Akal, 1981.
ENTWISTLE, Joanne. El cuerpo y la moda: una visión sociológica. Barcelona: Paidós, 2002.
FOUCAULT, Michel. Historia de la sexualidad. V. I: La voluntad del saber. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2003.
GAMBA, Susana. Diccionario de estudios de género y feminismos. Buenos Aires: Biblos, 2007.
GARONE GRAVIER, Marina. Los designios de Eva: el género en la identidad del diseño latinoamericano. In: Revista_180, n. 24. México: Universidad Diego Portales, 2013, pp. 1-35.
HERVÁS Y HERAS, Josenia. Las mujeres de la Bauhaus: de lo bidimensional al espacio total. Buenos Aires: Diseño Editorial, 2015.
KIRKHAN, Pat. (Ed.) Women Designers in the USA, 1900-2000: Diversity and Difference. Nova York: Yale University Press, 2000.
LAMAS, Marta. Usos, dificultades y posibilidades de la categoría género en La Ventana. Revista de Estudios de Género, n. 1. Guadalajara: Centro de Estudios de Género de la Universidad de Guadalajara, 1995, pp. 327-344.
MARTÍNEZ BARREIRO, Ana. La moda en las sociedades modernas. Madrid: Tecnos, 1998.
POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing Ofart’s Histories. Londres: Routledege, 1999.
SAULQUIN, Susana. Política de las apariencias: nueva significación del vestir en el contexto contemporáneo. Buenos Aires: Paidós, 2014.SCOTT, Joan. Las mujeres y los derechos del hombre: feminismo y sufragio en Francia, 1789-1944. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
VALDIVIESO, Mercedes. Retrato de grupo con una dama: el papel de la mujer en la Bauhaus. In: Historia y Teoría del Arte, n. 6 (2000), pp. 61-74. Bogotá. Universidad Nacional de Colombia, 2014.
ZAMBRINI, Laura. Modos de vestir e identidades de género: reflexiones sobre las marcas culturales sobre el cuerpo. In: Revista de Estudios de Género Nomadías, n. 11. Santiago: Universidad Nacional de Chile, 2010, pp. 130-149.
____________. El género como metáfora: narrativas sobre travestis en prensa digital argentina (2004-2009), revista Sociedad y Economía, n. 24. Cali: Universidad del Valle, 2013, pp. 143-158.
____________. Prácticas travestis: teorías y debates sobre corporalidades disruptivas. In: Revista Artemis, Dossier Genero y Sexualidades, n. 13. João Pessoa: Universidade da Paraíba, 2012, pp. 42-61.
____________. Laura; IADEVITO, Paula. Feminismo filosófico y pensamiento post-estructuralista: teorías y reflexiones acerca de las nociones de sujeto e identidad femenina. In: Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana, CLAM, n. 1. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2009, pp. 162-180.
Copyright (c) 2020 Laura Zambrini

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais