Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero

Autores

  • Laura Zambrini

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.452

Palavras-chave:

gênero, moda, cultura, design.

Resumo

Os estudos de gênero discutem os modos de construção do conhecimento de diversas disciplinas. No entanto, essa perspectiva tem sido pouco presente no ensino e nos discursos que legitimam o design. Estudar a moda a partir de uma perspectiva de gênero permite entender a relação histórica entre os discursos da modernidade industrial, a história da vestimenta e a produção social das sexualidades e dos gêneros em termos binários. Aqui, procura-se estabelecer uma leitura crítica do campo do design e da moda do ponto de vista social e do cultural. Analisam-se como as projeções de gênero impactam no processo de design, no uso e na leitura dos objetos. Também se faz referência à crítica do feminismo ao legado do movimento moderno e à retórica
da neutralidade no campo do design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATTIFIELD, Judith. Form/Female Follows Function/Male: Feminist Critiques of Design. In: Walker, J. Design History and the History of Design. Londres: Pluto Press, 1989, pp. 199-221.

BOURDIEU, Pierre. La distinción. Madrid: Taurus, 1993.

BOURDIEU, Pierre. La dominación masculina. Barcelona: Anagrama, 1998.

BUCKLEY, Cheryl. Made in Patriarchy: Theories of Women and Design − a Reworking. In: Design and Feminism: Re-visioning Spaces, Places and Every Things. Londres: University Press, 1999, pp. 109-118.

BUTLER, Judith. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. Buenos Aires: Paidós, 2001.

DAVIS, Angela. Mujeres, raza y clase. Madrid: Akal, 1981.

ENTWISTLE, Joanne. El cuerpo y la moda: una visión sociológica. Barcelona: Paidós, 2002.

FOUCAULT, Michel. Historia de la sexualidad. V. I: La voluntad del saber. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2003.

GAMBA, Susana. Diccionario de estudios de género y feminismos. Buenos Aires: Biblos, 2007.

GARONE GRAVIER, Marina. Los designios de Eva: el género en la identidad del diseño latinoamericano. In: Revista_180, n. 24. México: Universidad Diego Portales, 2013, pp. 1-35.

HERVÁS Y HERAS, Josenia. Las mujeres de la Bauhaus: de lo bidimensional al espacio total. Buenos Aires: Diseño Editorial, 2015.

KIRKHAN, Pat. (Ed.) Women Designers in the USA, 1900-2000: Diversity and Difference. Nova York: Yale University Press, 2000.

LAMAS, Marta. Usos, dificultades y posibilidades de la categoría género en La Ventana. Revista de Estudios de Género, n. 1. Guadalajara: Centro de Estudios de Género de la Universidad de Guadalajara, 1995, pp. 327-344.

MARTÍNEZ BARREIRO, Ana. La moda en las sociedades modernas. Madrid: Tecnos, 1998.

POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing Ofart’s Histories. Londres: Routledege, 1999.

SAULQUIN, Susana. Política de las apariencias: nueva significación del vestir en el contexto contemporáneo. Buenos Aires: Paidós, 2014.SCOTT, Joan. Las mujeres y los derechos del hombre: feminismo y sufragio en Francia, 1789-1944. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.

VALDIVIESO, Mercedes. Retrato de grupo con una dama: el papel de la mujer en la Bauhaus. In: Historia y Teoría del Arte, n. 6 (2000), pp. 61-74. Bogotá. Universidad Nacional de Colombia, 2014.

ZAMBRINI, Laura. Modos de vestir e identidades de género: reflexiones sobre las marcas culturales sobre el cuerpo. In: Revista de Estudios de Género Nomadías, n. 11. Santiago: Universidad Nacional de Chile, 2010, pp. 130-149.

____________. El género como metáfora: narrativas sobre travestis en prensa digital argentina (2004-2009), revista Sociedad y Economía, n. 24. Cali: Universidad del Valle, 2013, pp. 143-158.

____________. Prácticas travestis: teorías y debates sobre corporalidades disruptivas. In: Revista Artemis, Dossier Genero y Sexualidades, n. 13. João Pessoa: Universidade da Paraíba, 2012, pp. 42-61.

____________. Laura; IADEVITO, Paula. Feminismo filosófico y pensamiento post-estructuralista: teorías y reflexiones acerca de las nociones de sujeto e identidad femenina. In: Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana, CLAM, n. 1. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2009, pp. 162-180.

Downloads

Publicado

2016-06-09

Como Citar

ZAMBRINI, L. Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 53–61, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.452. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/452. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos