Das ementas de história da moda ao conhecimento histórico

Mara Rúbia Sant’Anna

Resumo


Estudo do ementário das disciplinas de História da Moda oferecidas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre 2011 e 2013. Ênfase no aspecto analítico e nas implicações na formação do profissional de moda criativo e crítico. Dentre os diferentes aspectos a serem tratados neste estudo, será abordada a abrangência temática das ementas analisadas.

Palavras-chave


ementas; moda; história.

Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA, Sara. Criatividade e universidade entrecruzam-se? Revista Eletrônica Sísifo, n. 7, set.-dez. 2008, p. 51-61. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2013.

CABRAL, Maria Helena. História e medicina: a herança arcaica de um paradigma. Revista Eletrônica História, Ciências, Saúde. Rio de Janeiro, nov. 1999-fev. 2000, p. 551-575. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2013.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

FERREIRA, Terezinha Francelino. A disciplina história da matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino superior. São Paulo, 2005. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2013.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História e ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FUSARI, José Cerchi. O papel do planejamento na formação do educador. São Paulo: SEE/CENP, 1988.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.

LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Eletrônica Iberoamericana de Educación. v. 37, n. 3, 2005. Disponível em:

. Acesso em: 12 jul. 2012.

MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis: Vozes, 2007

OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna. O ensino da História da Química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Revista Ciência e Educação. v. 14, n. 1, 2008, p. 67-88. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2013.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. História da Moda: entre a informação e a crítica, possibilidades de uma prática de ensino com qualidade. In: VANDRESEN, Monique; SANT’ANNA, Mara Rúbia. Moda, Comunicação e Universidade. Série Modapalavra, v. 7. Florianópolis: Udesc, 2012, p. 189-20.

______. Ensino de história da moda: ementas adotadas. In: Anais do 4º ENPModa. Florianópolis: UDESC, 2014.

______. Ementas de história: o ensino de moda em discussão. In: PULS, Lourdes Maria. Moda, Sociedade e Tecnologia. Série Modapalavra, v. 9. Florianópolis: Udesc, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v8i17.5

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista dObras



Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.