Das ementas de história da moda ao conhecimento histórico

Autori

  • Mara Rúbia Sant’Anna

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i17.5

Parole chiave:

ementas, moda, história.

Abstract

Estudo do ementário das disciplinas de História da Moda oferecidas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre 2011 e 2013. Ênfase no aspecto analítico e nas implicações na formação do profissional de moda criativo e crítico. Dentre os diferentes aspectos a serem tratados neste estudo, será abordada a abrangência temática das ementas analisadas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BAHIA, Sara. Criatividade e universidade entrecruzam-se? Revista Eletrônica Sísifo, n. 7, set.-dez. 2008, p. 51-61. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo7D5PT.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2013.

CABRAL, Maria Helena. História e medicina: a herança arcaica de um paradigma. Revista Eletrônica História, Ciências, Saúde. Rio de Janeiro, nov. 1999-fev. 2000, p. 551-575. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000400004>. Acesso em: 14 maio 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000400004

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

FERREIRA, Terezinha Francelino. A disciplina história da matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino superior. São Paulo, 2005. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/mp/dissertacao/terezinha_francelino_ferreira.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2013.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História e ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FUSARI, José Cerchi. O papel do planejamento na formação do educador. São Paulo: SEE/CENP, 1988.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.

LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Eletrônica Iberoamericana de Educación. v. 37, n. 3, 2005. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.35362/rie3732705

<http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2012.

MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis: Vozes, 2007

OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna. O ensino da História da Química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Revista Ciência e Educação. v. 14, n. 1, 2008, p. 67-88. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n1/05.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000100005

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. História da Moda: entre a informação e a crítica, possibilidades de uma prática de ensino com qualidade. In: VANDRESEN, Monique; SANT’ANNA, Mara Rúbia. Moda, Comunicação e Universidade. Série Modapalavra, v. 7. Florianópolis: Udesc, 2012, p. 189-20.

______. Ensino de história da moda: ementas adotadas. In: Anais do 4º ENPModa. Florianópolis: UDESC, 2014.

______. Ementas de história: o ensino de moda em discussão. In: PULS, Lourdes Maria. Moda, Sociedade e Tecnologia. Série Modapalavra, v. 9. Florianópolis: Udesc, 2014.

Pubblicato

2015-10-27

Come citare

SANT’ANNA, M. R. Das ementas de história da moda ao conhecimento histórico. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 13–22, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.5. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/5. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos