Narrativas transmidiáticas: análise da campanha publicitária da marca Arezzo

Autores

  • Thaissa Schneider
  • Berenice Santos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i24.781

Palavras-chave:

narrativas transmídias, storytellling, campanha publicitária, Arezzo.

Resumo

Este artigo analisa a campanha publicitária de Inverno 2016 da marca Arezzo, utilizando os princípios de Jenkins (2009) para narrativas transmidiáticas. Para cumprir os objetivos deste trabalho, optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica, a pesquisa qualitativa e o estudo de caso. Na campanha analisada foi criado um tipo de storytelling: a autoria interativa na rede. A construção desta narrativa complexa permite que o formato consiga ampliar e distribuir o conteúdo por meio de diversas plataformas comunicacionais conectando, assim, diferentes públicos que personalizam sua experiência com o produto apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Marcia Nogueira; FONTOURA, Mara; ANTONIUTTI, Cleide Luciane. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.

AREZZO. Campanha de Inverno 2016. Disponível em: https://www.arezzo.com.br/. Acesso em: 10 nov. 2016.

AREZZO BRASIL. Vídeos da Campanha de Inverno 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/user/SiteArezzo/videos. Acesso em: 24 set. 2018.

ARNAUT, Rodrigo Dias; et al. Era Transmídia. Revista Geminis, São Carlos, ano 2, n. 2, p. 259-275, 2013. Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/93/pdf.

Acesso em: 20 set. 2018.

BARTHOLOMEU, Rafaela (@rafabartholomeu). Depois de babar... 11 abr. 2016. Post do Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/rafabartholomeu/?hl=pt-br. Acesso em: 17 out. 2016.

BIRMAN, Maythe (@maythebirman). Flagra ahaha ... 26. mar.2016. Post do Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BDecC_BFmKU/?hl=pt-br&taken-by=maythebirman. Acesso em: 24 set. 2018.

CIACO, João Batista Simon. A Inovação em discursos publicitários: comunicação, semiótica e marketing. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

FELICE, Massimo Di. (Org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. 1. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008.

GARAVELLO, Murilo de Paula Eduardo. Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para a eleição presidencial de 2006 no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) -Escola

de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/pt-br.php. Acesso em: 20 set. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, Berenice Santos. Multimídia, transmídia, crossmídia. Notas de aula. Programa de Doutorado em Design. Universidade Federal de Santa Catarina, 8 nov. 2016.

GOSCIOLA, Vicente. Narrativas transmídias: conceituação e origens. In: CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente. Narrativas transmedia: entre teorías y prácticas. Editorial UOC: Barcelona, 2014.

GOSCIOLA, Vicente; RODRIGUES, Vanuza Bastos; PAROLLO JUNIOR, Sixto José. Narrativa transmídia: o game e o espaço público no limiar da hospitalidade. Revista Hospitalidade, v. 13, número especial, p. 1-11, nov. 2016. Disponível em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/viewFile/678/740. Acesso em: 23 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0111

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

KUDEKEN, Victoria Sayuri F. S. Os princípios da Narrativa Transmídia nas produções de Batman. Revista Anagrama, v. 8, n. 2, p. 1-12, 29 jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/82511 Acesso em: 20 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2014.82511

MAFFESOLI, Michel. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da Comunicação). Tradução Juremir Machado da Silva. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 20, p. 13-20, abr. 2003. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3198

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3198/2463>. Acesso em: 10 jan. 2017.

MARTINS, Beatriz Cintra. Autoria em rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2014.

O’NEILL, Megan. The 2016 Social Video Forecast. Disponível em: https://animoto.com/blog/business/2016-social-video-forecast-infographic/. Acesso em: 24 set. 2018.

PRATTEN, Robert. Getting started with Transmedia Storytelling. E-book. 2nd Ed, 2015.

PROGRESSO. Campanha Inverno 2016 da Arezzo. Disponível em: http://www.progresso.com.br/especiais/d-mais/campanha-inverno-2016-da-arezzo. Acesso em: 13 jan. 2017.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

VAN DAL, Jorge Luiz Garcia. Convergência de mídias: o receptor como protagonista do processo comunicacional. In: INTERPROGRAMAS DE MESTRADO FACULDADE CÁSPER LÍBERO, 9., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2013. Disponível em: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Jorge-Luiz-Garcia-Van-Dal.pdf. Acesso em: 12 jan. 2017.

VOGUE. Exclusivo: Gisele Bündchen se auto fotografa na campanha de inverno 2016 da Arezzo. 2016. Disponível em: http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2016/02/exclusivogisele-bundchen-se-autofotografa-na-campanha-de-inverno-2016-da-arezzo.html. Acesso em: 12 jan. 2017.

VOZZA, Natália (@nativozza). Ufa! Entre a loucura... 17 de março de 2016. Post do Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BDEOFbiHBna/?hl=pt-br&taken-by=nativozza. Acesso em: 24 set. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

SCHNEIDER, T.; GONÇALVES, B. S. Narrativas transmidiáticas: análise da campanha publicitária da marca Arezzo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 202–221, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i24.781. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/781. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos