A alta-costura como auto/biografia queer

Autores

  • Christopher Breward

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i24.786

Resumo

O prólogo da autobiografia do grande costureiro Christian Dior, traduzida para o inglês por Antonia Fraser, em 1958, proporciona um insight revelador sobre a vida pessoal de um homem cujo nome, mais do que qualquer outro, tornou-se sinônimo da produção de uma influente forma de feminilidade luxuosa e elegante, que definiu o imaginário e a cultura da indústria da costura nos meados do século vinte. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADBURGHAM, Alison. View of Fashion. Nova Gales do Sul: George Allen & Unwin, 1966.

AMIES, Hardy. Just So Far. Londres: Collins, 1964.

BALMAIN, Pierre. My Years and Seasons. Londres: Cassell, 1964.

BEAVER, Harold. Homosexual Signs (In memory of Roland Barthes [1981]. In: CLETO, E. (Ed.).

Camp: Queer Aesthetics and the Performing Subject. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999, p. 164-167.

BREWARD, Christopher. Fashioning London: Clothing and the Modern Metropolis. Oxford e Nova York: Berg, 2004. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854100

BRONSKI, Michael. Culture Clash: The Making of Gay Sensibility. Nova York: South End Press, 1984.

CHASE, Edna Woolman. Always in Vogue. Londres: Gollancz, 1954.

COLE, Shaun. Don We Now Our gay Apparel: Gays Men’s Dress in the Twentieth Century. Oxford e Nova York: Berg, 2000. DOI: https://doi.org/10.2752/9781847888679

DRAKE, Alicia. The Beautiful Fall: Fashion, Genius and Glorious Excess in 1970’s Paris. Londres: Bloomsbury, 2006.

DIOR, Christian. Dior By Dior. The Autobiography of Christian Dior. Londres: Weidenfeld & Nicolson, 1958.

HALPERIN, David. How to be Gay. Cambridge, Mass., London: Belknap Press of Harvard University Press, 2012.

HARTNELL, Norman. Silver and Gold. Londres: Silver and Gold, 1955.

HORNSEY, Richard. The Spiv and the Architect, Unruly Life in Postwar London. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.5749/minnesota/9780816653140.001.0001

MEYER, Moe (Ed.). The Politics and Poetics of Camp. Londres: Routledge, 2000.

MORT, Frank. Capital Affairs: London and the Making of the Permissive Society. New Haven e Londres: Yale University Press, 2010.

MURPHY, Robert; TERESTCHENKO, Ivan. The Private World of Yves Saint Laurent & Pierre Berge. Londres: Vendome Press, 2009.

PARKE, Catherine N. Biography: Writing Lives. Farmington Hills, Mich.: Twayne, 1996.

REED, Christopher. Bloomsbury Rooms. New Haven e Londres: Yale University Press for The Bard Graduate Center, 2004.

SONTAG, Susan. Notes on Camp [1964]. In: HARDWICK, E. (Ed.). A Susan Sontag Reader. Londres: Penguin, 1983.

WILCOX, Claire. The Golden Age of Couture. Londres: V&A, 2007.

YOXALL, Harold. A Fashion of Life. Londres: Taplinger, 1966.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

BREWARD, C. A alta-costura como auto/biografia queer. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 307–320, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i24.786. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/786. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Costuras