Das técnicas do desfilar aos vazamentos corporais
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1610Schlagworte:
Corpo, Desfiles de moda, Técnicas, Expressividade, Vazamentos corporaisAbstract
Este artigo pretende abordar os corpos dos desfiles de moda a partir da compreensão do corpo como uma força sensório-motora expressiva, que nos permite considerar, em meio à visível uniformidade de performances nas passarelas, nuances das especificidades compositoras de tais aparições. Assim, apresentaremos a noção de vazamentos corporais, defendida na tese Metáfora do Cabide: corpo e aparição nos desfiles de moda (LEAHY, 2018), sobretudo a partir das noções de técnicas do corpo, do sociólogo e antropólogo Marcel Mauss (2003), e de esquema corporal, do filósofo fenomenólogo Maurice Merleau-Ponty (1999). Após situarmos as formas pelas quais os corpos vestidos realizavam suas performances nos desfiles até os modos contemporâneos, tratamos da questão das técnicas corporais utilizadas especificamente na atividade dos corpos nas passarelas, que podem ser compreendidas como técnicas do desfilar. A partir de breves exemplos de desfiles da São Paulo Fashion Week 42 (SPFW42) do ano de 2016, analisados na tese2, vamos perceber e discutir sobre os vazamentos operados e expressos por esses corpos, reconhecendo-os como elaborados em uma cultura, agenciados como potências sensíveis e motoras.
2Os desfiles analisados foram: Animale, Lab, Água de Coco e Ronaldo Fraga.
Downloads
Literaturhinweise
CAST MODELS. Informativo da agência de modelos CAST MODELS. Arquivo pessoal. Salvador, 2003.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-book: eBooksBrasil.com, 2003.
DUGGAN, Ginger Gregg. O maior espetáculo da terra: os desfiles de moda contemporâneos e sua relação com a arte performática. In: Fashion Theory: a revista da moda, corpo e cultura, v.1, n. 2. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2002.
EVANS, Caroline. Le défilé de mode au début du XXe siècle à Paris: esthétique industrielle et aliénation moderniste. In: MUSÉE GALLIERA. Showtime. Le défilé de mode. Catalogue d’exposition: Musée Galliera, Paris, 3 mars/30 juillet, 2006. Paris: Paris Musées, 2006.
EVANS, Caroline. O espetáculo encantado. In: Fashion Theory. A Revista da Moda, Corpo e Cultura, v. 1, n. 2, São Paulo: Anhembi Morumbi, 2002.
HELBO, André. Introduction. Polysémies de la performance. In: HELBO, André. (Org.). Performance et savoirs. Paris: De Boeck Supérieur, 2011. p. 7-12.
LAPPARTIENT, Vincent. Le défilé spectacle. In: MUSÉE GALLIERA, Showtime. Le défilé de mode. Catalogue d’exposition. Musée Galliera, Paris, 3 mars/30 juillet, 2006. Paris: Paris Musées, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles; Serroy, Jean. L’esthétisation du monde. Paris: Éditions Gallimard, 2013.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2a ed. Trad. Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2007.
LEAHY, Renata Costa. Metáfora do cabide: corpo e aparição nos desfiles de moda. 419 f. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade; Doctorat en Langues, Littératures et Civilisations Romanes: Portugais) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia; École Doctorale Lettres, Langues, Spectacles, Université Paris Nanterre; Salvador / Nanterre, 2018.
MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 399-422.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Visualidade processual da aparência. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de. CASTILHO, Kathia. (Orgs.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 93-104.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1993.
POIRET, Paul. Le mannequin. In: CHARTON, Ariane. Le goût de la mode. Paris: Mercure de France, 2017, p. 36.
QUICK, Harriet. Défilés de moda: une histoire du mannequin. Courbevoie: Éditions Soline, 1997.
VALVERDE, Monclar. Estética da comunicação – sentido, forma e valor nas cenas da cultura. Salvador: Quarteto, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais