Fashion films: tendências e vigências na comunicação de moda
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1639Schlagworte:
Tendência, Fashion films, Comunicação de moda, Branded content, Marca de modaAbstract
A presente pesquisa aborda os fashion films como modalidade vigente e amplamente valorizada na comunicação de moda. Além dos recursos audiovisuais e da referência temporal, a possibilidade de criação de narrativas – de cunho fantástico, documental etc. – serve sobretudo para aproximar o público consumidor, com o objetivo de ultrapassar a materialidade do produto, tornando a relação com os produtos e as marcas mais comovente e emocionante. O objetivo deste artigo foi analisar diferentes narrativas audiovisuais de fashion films lançados por marcas internacionais nos anos de 2021 e 2022, identificando tendências de comunicação no campo da moda. Para tal, adotou-se a metodologia de Análise de Discurso em combinação com a análise visual, de forma a descrever, analisar e interpretar as mensagens veiculadas nos fashion films e, posteriormente, identificar tendências e aproximações na produção de conteúdo de diferentes marcas. Foram analisados os filmes: (1) C’est L’Amour, Adidas e Gucci; (2) Olivia Wilde Directs Her Own Vogue Video, Vogue; (3) Victor da Justa, SPFWN53; (4) Storm chasing, Alexander McQueen; e (5) Sankofa – Mile Lab.
Downloads
Literaturhinweise
BARNARD, Malcom. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BARRETO, Carol; SILVA, Leandro Soares da. Moda: aspectos discursivos da aparência. Revista Ideação, v. 1, n. 31, p. 39-57, 2015. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1306/2786. Acesso em: 9 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1306
BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Edições Gallimard; Lisboa: Edições 70, 1972.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. São Paulo, SP: SENAC SP, 2004.
CAMPOS, Amanda Queiroz. O mito como incremento do produto na gestão da marca de moda: estudo de imagens gráfico publicitárias das marcas Lança Perfume e Morena Rosa. Dissertação (Mestrado em em Design e Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Santa
Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.
CAMPOS, Amanda Queiroz; GONÇALVES, Berenice Santos; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Interface na Comunicação de Tendências: uma análise do filme Being. Educação Gráfica, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 279-298, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.
br/artigos/interface-na-comunicacao-de-tendencias-uma-analise-do-filme-being. Acesso em: 27 mar. 2021.
C’EST L’AMOUR, Adidas x Gucci Interpreted by Highsnobiety, Simon Cahn (director), Paris, Adidas e Gucci, 22 jul. 2022. 1 vídeo (1:24 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ou5a32JR9jo. Acesso em: 15 jan. 2023.
CIETTA, Enrico. A economia da Moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
CMI. Marketing and the 7Ps: A brief summary of marketing and how it works. 2015. Disponível em: https://www.cim.co.uk/media/4772/7ps.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.
CORBELLINI, Erica. El proceso de comunicación. In: SAVIOLO, Stefania; TESTA, Salvo. La gestión de las empresas de moda. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2007. p. 269-300.
DÍAZ SOLOAGA, Paloma; GARCÍA GUERRERO, Letícia. Fashion films as a new communication format to build fashion brands. Communication & Society, v. 29, n. 2, p. 45-61, 2016. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/38526/1/Diaz%20Soloaga%20%20 DOI: https://doi.org/10.15581/003.29.2.45-61
Garcia%20CS%20Fashion%20Film.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.
DILLON, Susan. Principios de gestíon em empresas de moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1998.
GONZÁLEZ-VALERIO, Beatriz Guerrero; GONZÁLEZ-DÍEZ, Laura. El fashion film como un nuevo elemento comunicativo en el mundo de la moda: el caso de Nina L’Eau, de Eugenio Recuenco. Adresearch: Revista Internacional de Investigación En Comunicación, Madrid,
v. 20, n. 20, p. 66-79, jul. 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7077279. Acesso em: 24 ago. 2020.
GOOGLE PLAY. Super 16. 2023. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dwsh.super16&hl=pt_BR&gl=US&pli=1. Acesso em: 12 jan. 2023.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 14. ed. São Paulo: PrenticeHall, 2014.
MARKS, Laura. The skin of the film: intercultural cinema, embodiement, and the senses. Durham: Duke University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822381372
MCCARTHY, E. Jerome. Basic marketing: a manageriaI approach. 6th ed. Richard D. Irwin, Homewood, 1960.
MOYSE FERREIRA, Lucy. Archaeology of Fashion Film. International Journal of Fashion Studies, v. 6, n. 1, p. 119-123, 2019. Disponível em: https://ualresearchonline.arts.ac.uk/id/eprint/15597/1/INFS6.1_LMF.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1386/infs.6.1.119_7
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2020.
NEEDHAM, Gary. The digital fashion film. Fashion Cultures Revisited: Theories, Explorations and Analysis. 2013.
NOGUEIRA, Conceição. Análise(s) do discurso: diferentes concepções na prática de pesquisa em psicologia social. Psic.: Teor. e Pesq., v. 24, n. 2, jun. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000200014. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000200014
OLIVIA WILDE DIRECTS HER OWN VOGUE VIDEO, Olivia Wilde/Matthew Frost (diretores). [S. l.]: Vogue, 2021. 1 vídeo (3:31 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jMnkIzT6q0A. Acesso em: 24 jan. 2023.
ORLANDI, Eni. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.
OXFORD LANGUAGES. Marketing. 2023. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjY_bv81978AhX5p5UCHQ1hBecQvecEegQICBAE&url=https%3A%2F%2Flanguages.oup.com%2Fgoogle-dictionary-pt&usg=AOvVaw1cb-6dVjNHc9_dtSN7HE8-. Acesso em: 20 jan. 2023.
PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Gramática Comparada da Representação Gráfica. Revista Convergências, v. 6, n. 1, p. 92, 2010.
PERASSI, Richard Luiz de Sousa; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas; CAMPOS, Amanda Queiroz. O Sistema Cultural da Moda. Alceu (PUCRJ), v. 14, p. 33-47, 2013.
POSNER, Harriet. Marketing de Moda. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
STORM CHASING | ALEXANDER MCQUEEN SPRING/SUMMER 2022 COLLECTION FILM, Sophie Muller (diretora), [S. l.]: Alexander McQueen, 2022. 1 vídeo (2:32 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EqVEqoeFrsM. Acesso em: 24 jan. 2023.
SANKOFA - MILE LAB | SPFW N51, Pedro Lima (diretor), São Paulo, SPFW, 25 jun. 2021. 1 vídeo (2:52 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C8mZ1AUw4zI&t=70s.Acesso em: 18 jan. 2023.
TESORIERE, Pablo Andrés. Fashion film: tendencia mundial en comunicación. Cuaderno 100, Centro de Estudios en Diseño y Comunicación (2021-2022), p. 231-240, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/ccedce/n100/1853-3523-ccedce-100-195.
pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
VICTOR DA JUSTA, SPFWN53, Victor da Justa (diretor), São Paulo: SPFW, 3 jun. 2022. 1 vídeo (6:37 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ft1xPyz1ZkY. Acesso em: 24 jan. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Amanda Queiroz Campos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais