Fashion films: tendências e vigências na comunicação de moda

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1639

Parole chiave:

Tendência, Fashion films, Comunicação de moda, Branded content, Marca de moda

Abstract

A presente pesquisa aborda os fashion films como modalidade vigente e amplamente valorizada na comunicação de moda. Além dos recursos audiovisuais e da referência temporal, a possibilidade de criação de narrativas – de cunho fantástico, documental etc. – serve sobretudo para aproximar o público consumidor, com o objetivo de ultrapassar a materialidade do produto, tornando a relação com os produtos e as marcas mais comovente e emocionante. O objetivo deste artigo foi analisar diferentes narrativas audiovisuais de fashion films lançados por marcas internacionais nos anos de 2021 e 2022, identificando tendências de comunicação no campo da moda. Para tal, adotou-se a metodologia de Análise de Discurso em combinação com a análise visual, de forma a descrever, analisar e interpretar as mensagens veiculadas nos fashion films e, posteriormente, identificar tendências e aproximações na produção de conteúdo de diferentes marcas. Foram analisados os filmes: (1) C’est L’Amour, Adidas e Gucci; (2) Olivia Wilde Directs Her Own Vogue Video, Vogue; (3) Victor da Justa, SPFWN53; (4) Storm chasing, Alexander McQueen; e (5) Sankofa – Mile Lab.

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Biografia autore

Amanda Queiroz Campos

Doutora em Design e Professora no Departamento de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina. amanda.campos@udesc.br. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217335J6.

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Pubblicato

2023-11-28

Come citare

QUEIROZ CAMPOS, A. Fashion films: tendências e vigências na comunicação de moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 39, p. 113–137, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i39.1639. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1639. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê