Os olhos de kaionã e as artes da LUÁ Pataxó

Autor/innen

  • Rita Oliveira Pataxó Coletivo LUÁ PATAXÓ
  • Talita Tamykuã Pataxó Escola da Floresta, do Cacau e do Chocolate (CEEP-Milton Santos)

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1819

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Rita Oliveira Pataxó, Coletivo LUÁ PATAXÓ

É mestra do povo pataxó, nasceu dentro de uma família artesã em Cumuruxatiba, no Extremo Sul da Bahia em 1972, lugar onde vive até hoje. Uma das principais artistas do coletivo LUÁ PATAXÓ, ela cria telas, tecidos e diversos produtos estampados com uma técnica artesanal e autoral, com cores e grafismos indígenas, reutilizando materiais. Exercita como poética cotidiana o ofício de uma designer e artista têxtil, com suas costuras e estamparias. O processo de trabalho de Rita Pataxó acontece a partir de uma tecnologia desenvolvida por ela própria. Suas estampas nascem de carimbos manufaturados com restos de madeira, borracha EVA e cola, em escalas diversas. Nascem também dos saberes e fazeres ancestrais dos grafismos indígenas e dos encantos do sonho.

Talita Tamykuã Pataxó, Escola da Floresta, do Cacau e do Chocolate (CEEP-Milton Santos)

Articuladora da juventude na T.I. Comexatibá, artista, educadora popular e técnica em Agroecologia pela Escola da Floresta, do Cacau e do Chocolate (CEEP-Milton Santos).

Veröffentlicht

2024-04-01

Zitationsvorschlag

PATAXÓ, R. O.; PATAXÓ, T. T. Os olhos de kaionã e as artes da LUÁ Pataxó. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 199–204, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i40.1819. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1819. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Costuras