Sustentabilidade: uma prática no ensino de moda
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v3i6.289Schlagworte:
moda, sustentabilidade, método de ensino.Abstract
O presente artigo tem como objetivo relatar a prática desenvolvida na disciplina Gerência de Produto de Moda, do curso de Tecnologia em Moda e Estilo, da Universidade de Caxias do Sul. A tarefa final da disciplina pretende oferecer ao aluno a oportunidade de vivenciar todo o processo de desenvolvimento de uma coleção de moda. Para tanto, mediante um case, os estudantes, reunidos em grupo, devem planejar, organizar, dividir responsabilidades, controlar as atividades conforme o cronograma acertado anteriormente e, finalmente, avaliar os resultados. O case, fornecido no segundo semestre de 2008, foi sobre sustentabilidade. A partir de roupas usadas, os alunos tiveram que desenvolver uma coleção para ser comercializada. O trabalho foi um desafio, considerando que “o novo” é o grande valor na moda. O artigo descreve os 70 dias e os 12 encontros da disciplina focados no case. O objetivo foi atingido com sucesso.
Downloads
Literaturhinweise
ABRANCHES, Gerson P.; BRASILEIRO JÚNIOR, Alberto. Manual da gerência eficaz de confecção. Rio de Janeiro: SENAI/DN: SENAI/CETIQT, 1990.
DOBROVOLSKI, Ricardo L. Perfis de desenvolvimento sustentável: quantificação e análise espacial para o Rio Grande do Sul. In: ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Avaliação e contabilização de impactos ambientais. Campinas: Unicamp, 2004.
FARREN, Anne; HUTCHISON, Andrew. Ciborgues, novas tecnologias e o corpo: a natureza mutável do vestuário. Fashion Theory, São Paulo, Anhembi Morumbi, v. 3, nº 4, dez. 2004.
GARCIA, Carol. Cultura de moda na berlinda, São Paulo, 2006. World Fashion, p. 6; 48, jan.-fev. 2006, entrevista concedida a Cilene de Castro.
KOONTZ, Harold; O’DONNELL, Cyril; WEIRICH, Heinz. Administração: planejamento, organização e controle. São Paulo: Pioneira, 1987, v. 2.
LIPOVETSKY, Gilles. Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MADE in Japan: um segredo de sucesso. UseFashion, ano 4, nº 47, dez. 2007-jan. 2008.
MAU, Bruce. Massive chance. Chicago: Phaidon, 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1185657.1185709
RIGATTI, Daniel et al. Repense: a moda pode ser sustentável? Relatório dos alunos da equipe CAMALEÃO. Semestre 2008.2. Curso de Tecnologia em Moda e Estilo. Universidade de Caxias do Sul.
SILVA, Adriana. Corte e costure. Spot, Caxias do Sul, Eberle Fashion, ano 5, nº 11, p. 92-95, ago. 2008.
VISCARDI, Karen. Inovação: lixo se transforma em moda. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 30 jan. 2009. Caderno de Economia, p. 8.