O sentido da Modernidade no imaginário do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v3i6.291Schlagworte:
arte, memória, Modernidade.Abstract
A máquina, o progresso e o esgotamento das relações entre a arte e o belo e entre o homem e o artista apresentam-se neste artigo como temática para reflexão sobre o sentido da Modernidade na sociedade e no imaginário do século XIX.
Downloads
Literaturhinweise
BARBUY, Heloísa. A exposição universal de 1889 em Paris. São Paulo: Loyola, 1999.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
_____. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: KOTHE, Flávio R. (Org.). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985a.
_____. A Paris do Segundo Império em Baudelaire. In: _____. _____. São Paulo: Ática, 1985b.
BERMANN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
FOCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
FRASCINA, Francis et al. Modernismo e modernidade: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
GAGNEBIN, Jean-Marie; GARBER, Klaus. Por que um mundo todo nos detalhes do cotidiano? Revista USP, São Paulo, nº 15, p. 39-47,1992.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984, v. 1.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1988.
MENESES, Marco Antonio. Charles Baudelaire: crítico do progresso (a literatura como olhar historiográfico sobre a cidade do século XIX). Franca, 1999. Dissertação (Mestrado). Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
PESAVENTO, Sandra. As exposições universais. São Paulo: Hucitec, 1997.
TUFELLI, Nicole. A arte no século XIX: 1848-1905. Lisboa: Edições 70, 2000.
TURAZZI, Maria Inêz. As artes do ofício: fotografia e memória da engenharia no século XIX. São Paulo, 1997. Tese (Doutorado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.