From the series “How many poems does it take to burn a country?”

Authors

  • Takashi Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v18i45.2036

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Takashi Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Universidade Federal do Paraná.

Designer, artista visual baseado em Curitiba, mestre em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE (UTFPR) e doutor em design pelo PPGDESIGN (UFPR). Investiga as questões acerca da militância asiático-brasileira, principalmente no tocante da produção artística, da cultura material, e das relações de gênero e sexualidade. Em 2017, integrou a exposição coletiva Queer Quarell sob a curadoria de Tom Lisboa, em Curitiba-PR. Em 2018, ocorreu uma exposição solo de uma série limitada de obras no Museu Oscar Niemeyer, juntamente do evento artístico MANOO, em Curitiba-PR. Em 2020, ocorre uma exibição solo de obras na Beers Gallery em Londres, Inglaterra. Em sua produção artística, usa dos recursos da fotografia, colagem, e a mistura de outras técnicas para pensar como a imagem do homem nipo- -brasileira está em negociação por um outro lugar de desejo, em um sentido emancipatório, na busca pelo estabelecimento de tensionamentos, conexões, e na direção de colocar em circulação narrativas outras sobre as identidades nipo-brasileiras no contexto nacional.

Página com o título “[dossiê]” disposto na vertical à direita, sobre um fundo em tons de roxo e lilás. No centro, aparece o contorno difuso de uma mão espalmada vista através de um material translúcido, criando uma atmosfera etérea e abstrata. No canto inferior esquerdo, há uma pequena imagem retangular com formas suaves e tons semelhantes, reforçando o caráter artístico e experimental da composição.

Published

2025-11-28

How to Cite

MATSUDA, Takashi. From the series “How many poems does it take to burn a country?”. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 13–13, 2025. DOI: 10.26563/dobras.v18i45.2036. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/2036. Acesso em: 29 nov. 2025.

Issue

Section

Apresentação Imagens do Dossiê