A hora do Brasil: novas percepções sobre o consumo e a ressignificação do artesanato do Ceará

Autores/as

  • Pedro Renan de Oliveira
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i18.106

Palabras clave:

artesanato, globalização, design, consumo.

Resumen

O mundo globalizado pressupõe a produção massificada. Na contramão desse sistema, existe uma tendência à valorização de técnicas manuais na confecção de objetos. Novas ações na área do design1 e da moda são estimuladas, visando à produção de bens com identidade cultural e com aspectos atrativos ao mercado. Esse foi o caso do projeto A hora do Brasil, realizado no ano de 2012 em Fortaleza, que buscou a ressignificação do artesanato por meio da união de profissionais e artesãos locais. Com a análise da coleção produzida, bem como do catálogo e de vídeos e matérias em sites especializados, busca-se entender como o artesanato pode ser, hoje, objeto de desejo, além de elemento de diferenciação em meio à cultura de consumo de massa.

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Publicado

2015-12-31

Cómo citar

OLIVEIRA, P. R. de; MENDES, F. R. N. A hora do Brasil: novas percepções sobre o consumo e a ressignificação do artesanato do Ceará. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 88–105, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i18.106. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/106. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos