Reflexões sobre a criatividade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v4i10.188Palabras clave:
criatividade, processo criativo, psicologia da criatividade, arte, arte-educação.Resumen
A importância da criatividade no debate contemporâneo é alvo de análise entre profissionais de diversas áreas, como psicologia, artes, arquitetura, moda, sociologia e filosofia que, em comum, discutem a formação de um ser criativo, seja no âmbito profissional, seja no cotidiano. A partir
de estudos científicos, este artigo evidencia abordagens com uma visão integradora do fenômeno criatividade, aplicadas às práticas projetuais, ao ensino ou à construção de uma teoria crítica.
Descargas
Citas
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília: Instituto de Psicologia da UnB, v. 19, nº 1, p. 1-8, jan./abr. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000100002
AMABILE, Teresa M. The social psychology of creativity. Nova York: Springer-Verlag, 1983. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4612-5533-8
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STERNBERG, Robert J. (Org.). Handbook of creativity. Nova York: Cambridge University Press, 1999, p. 313-335. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511807916.018
FLORIO, Wilson. Experimentação e incerteza no processo de projetos: uma reflexão sobre o papel dos croquis de concepção em arquitetura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8º, 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: P&D DESIGN, 2008,
p. 1475-1486.
GUILFORD, Joy Paul. Creativity. The American Psychologist, Washington, v. 5, nº 9, p. 444-454, 1950. DOI: https://doi.org/10.1037/h0063487
LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
OXMAN, Rivka. Prior knowledge in design: a dynamic knowledge-based model of design and creativity. Design Studies, Kidlington: Butterworth-Heinemann, v. 11, nº 1, p. 17-28, 1990. DOI: https://doi.org/10.1016/0142-694X(90)90011-Z
STERNBERG, Robert Jeffrey. Creativity as a habit. In: CREATIVITY: a handbook for teachers. Singapura: Nanyang Technological University; Worldscibooks, p. 3-25, 2007. DOI: https://doi.org/10.1142/9789812770868_0001