A construção retórica da moda de Christian Dior: um ensaio sobre as questões sucessórias analisando o documentário Dior e Eu

Autores/as

  • Lívia Stroschoen Pinent

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i24.774

Palabras clave:

semiótica, retórica, marcas, sucessão, moda.

Resumen

Com uma trajetória de sete décadas, a marca Christian Dior é parte essencial do campo da moda e ajuda a construir a retórica deste sistema, na forma como Barthes (1983) define. Mas, no que concerne a determinados fenômenos e dimensões, ela adquire uma retórica própria ou, ao menos, é o que intenciona a partir de algumas ações. É a um destes casos que este ensaio se dedica, a problematização da questão sucessória. O objeto é um documentário intitulado Dior e Eu (2015), sobre a primeira coleção de Raf Simons como diretor criativo da Dior. Por meio de uma leitura semiótica, o estudo visa perceber indícios da construção desta retórica da marca como forma de sustentar a sucessão de criadores, em meio ao contexto histórico-social da Dior e da moda.

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Publicado

2018-12-05

Cómo citar

PINENT, L. S. A construção retórica da moda de Christian Dior: um ensaio sobre as questões sucessórias analisando o documentário Dior e Eu. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 66–79, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i24.774. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/774. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê