Nerd fashion: consumo de heróis e vilões, tendência ou paixão?

Autores/as

  • Marcus Dickson Oliveira Correa
  • Milena Castro

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.931

Palabras clave:

Fast fashion. Tribos emocionais. Consumo nerd-geek. Moda. Comunicação.

Resumen

Este artigo pretende analisar a cultura de consumo nerd fashion, mercado de moda pautada em estampas de vestuário baseadas em HQs, heróis, vilões, games, filmes e animações. Partindo das concepções de fast fashion traçamos um cenário instigante e criativo que envolve gerações diferentes de pessoas com estilos voltados para um sentimento de copertencimento que conecta umas às outras a partir de um universo que propõe representações simbólicas de coisas simples do cotidiano urbano. Esta investigação gira em torno do que Michel Maffesoli (1998) chama de “época das tribos”, que compõe um novo processo de massificação no qual os sujeitos históricos se arranjam na busca de conexões de afetividade e interesse comum com o outro.

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Publicado

2019-08-27

Cómo citar

CORREA, M. D. O.; CASTRO, M. Nerd fashion: consumo de heróis e vilões, tendência ou paixão?. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 167–182, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.931. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/931. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos