Fios que tecem a resistência – o fio a fio ancestral de Sonia Gomes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i41.1866

Mots-clés :

Atlas, Decolonialidade, Montagem, Sonia Gomes, Têxteis

Résumé

Este artigo apresenta um recorte da cena contemporânea das artes e ofícios têxteis como forma de resistência, sem a pretensão de abarcar um universo mais abrangente da sua realidade e dos seus significados sociais, políticos e culturais. O recorte mostra a sua configuração através de um atlas elaborado por inspiração do Atlas Mnemosyne, do pesquisador alemão Aby Warburg. O atlas exibe conjuntos de imagens das obras de alguns artistas-ativistas têxteis que mantêm vivas as lutas feministas, antirracistas, anticapitalistas e anticoloniais, bem como questões de gênero, através de um posicionamento de resistência contra as narrativas eurocêntricas. Indica também que os ofícios mapeados demonstram como as fronteiras circunscritas no âmbito da vida doméstica e das atividades, designadas como próprias da mulher, estão sendo visivelmente esgarçadas e diluídas. A artista brasileira Sonia Gomes mereceu destaque, uma vez que consideramos que o conjunto de sua obra, através de bordados e outros objetos têxteis, representam um posicionamento dela contra essas narrativas e em favor da decolonialidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucia Santiago, EBA/UFMG

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da EBA/UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Desenho da EBA/UFMG.

Références

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1). p. 197-221.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1). p. 91-107.

BICALHO, Adriana. Artes têxteis: poéticas e políticas. Primavera de Museus 2022, Museu Abílio Barreto, Belo Horizonte, 2022.

BREDEKAMP, Horst; DIERS, Michael. Prefácio à edição de estudos, 1998. In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução: Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. (ArteFíssil; 7). p. xvii-xxxvii.

BRYAN-WILSON, Julia. Feminismos, tecidos e resiliência. In: BRYAN-WILSON, Julia. Histórias das mulheres, histórias feministas: catálogo. São Paulo: MASP, 2019a. p. 195-205.

BRYAN-WILSON, Julia. “Arte não precisa ser feita por artistas”. [Entrevista cedida a] Laura Fortes. Revista Select, [s. l.], 3 set. 2019b. Disponível em: https://select.art.br/arte-nao-precisa-ser-feita-por-artistas/. Acesso em: 27 jan. 2023.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho de citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

COSTA, Fábio José Rodrigues. Diversas e plurais: linhas, lãs, agulhas, missangas, lantejolas, botões, tecidos... Nas práticas artísticas das dissidências sexuais e de gênero na arte contemporânea. Grau Zero: Revista de Crítica Cultural, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 171-197, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12905/9114. Acesso em: 27 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p171

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição: O olho da história, I. Tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. (Humanitas).

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. (Humanitas).

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e a acumulação primitiva. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FLECK, Débora Balzan. Educada a suportar: um atlas ao corpo-cariátide. Dissertação de mestrado - UFRGS. Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/203852. Acesso em: 20 abr. 2024. p. 77- 130.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Org. Flavia Rios, Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

MARTINS, Leda Maria. Quando mulheres falam. In: LOSITO, Lucila (org.). Mulheres de terra e água. São Paulo: Elefante, 2022. p. 160-177.

MEIRELES, Cecília. Artes populares. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1968. (As artes plásticas no Brasil).

MIGNOLO, Walter D. Desafios decoloniais hoje. In: Revista Epistemologias do Sul: pensamento social e político em/desde/para América Latina, Caribe, África e Ásia. Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/790/656. Acesso em: 10 abr. 2024.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

WARBURG, Aby. Mnemosyne. In: BARTHOLOMEU, Cezar (org.). Dossiê Aby Warburg. Revista Arte e Ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – EBA, UFRJ, Rio de Janeiro, ano XVI, n. 19, p. 118-147, 2009. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/issue/view/2062. Acesso em: 25 mar. 2022. p. 126.

Téléchargements

Publiée

2024-08-01

Comment citer

SANTIAGO, L. Fios que tecem a resistência – o fio a fio ancestral de Sonia Gomes. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 292–315, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i41.1866. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1866. Acesso em: 7 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê